Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19613
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaBatistadaSilva.pdf324,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo rural como alternativa para o escoamento e diversificação da produção agropecuária familiar : um estudo de caso da Feira da Colônia no Circuito Rajadinha, Planaltina/DF
Autor(es): Silva, Camila Batista da
Orientador(es): Nascimento, Fernanda Regina
Coorientador(es): Silva, Zaida Regina Almeida da
Assunto: Turismo rural
Agricultura familiar
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 8-Mar-2018
Referência: SILVA, Camila Batista da. Turismo rural como alternativa para o escoamento e diversificação da produção agropecuária familiar: um estudo de caso da Feira da Colônia no Circuito Rajadinha, Planaltina/DF. 2017. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os benefícios do turismo rural a partir de um estudo de caso do evento Feira da Colônia, que visa o escoamento da produção agropecuária e consolidação da visitação das chácaras participantes do Circuito Rajadinha em uma comunidade da agricultura familiar, situada no núcleo rural da cidade satélite Planaltina/DF. Com uma abordagem qualitativa, os dados analisados foram gerados através da aplicação de questionários aos visitantes e expositores da feira, obtendo-se assim respostas sobre a satisfação dos mesmos para com o evento e identificação do perfil do público interessado na feira e visitação das chácaras, seus interesses e demandas para eventos futuros, assim como informações sobre a satisfação dos expositores com as vendas e organização do evento. Concluiu-se que o turismo rural é um aliado ao desenvolvimento de uma região da agricultura familiar, pois é mais uma alternativa para gerar renda e comercializar sua produção ao consumidor final, apesar de alguns gargalos, é notória a satisfação dos visitantes e expositores com o evento e o interesse em participar de edições futuras.
Abstract: The present paper has as main objective analyzes the benefits of rural tourism through a case study of the Feira da Colonia, an event that aims the outflow of agricultural production and consolidation of Circuito Rajadinha visiting, in a family agriculture community, situated on rural area of Planaltina/DF city. With a qualitative research, the data analysis were generated through application of questionnaires to visitors and merchants of Feira da Colonia, which permit obtain answers about satisfaction and profile identification of the people who participated of the event. As a survey result, important information obtained about the public, interests and demands for next events and about the satisfaction of merchants with sales and organization. It was concluded that rural tourism helps on development of a family agriculture area, being an alternative to generate income and direct agricultural commercialization to final consumers, despite some bottlenecks observed, it is observable the satisfaction of visitors and merchants with the event and interest about participating in future editions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons