Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BeatrizMeirellesBettiol.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Do autorretrato à selfie : análise da imagem feminina no Instagram
Autor(es): Bettiol, Beatriz Meirelles
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Autorretrato
Instagram (Rede social on-line)
Fotografia de mulheres
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 16-Mar-2018
Referência: BETTIOL, Beatriz Meirelles. Do autorretrato à selfie: análise da imagem feminina no Instagram. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o fenômeno das selfies entre mulheres nas redes sociais por meio de uma contextualização histórica sobre as influências midiáticas, sociais e artísticas na construção de indivíduos que se autorretratam diariamente. As selfies são percebidas como os autorretratos da contemporaneidade, e por isso carregam características próprias do momento atual, como a imersão no ciberespaço, o compartilhamento, a tecnologia e a flexibilidade em suas interações. Por ser um fenômeno multifacetário, a compreensão sobre a selfie se estende para além da comunicação, abrangendo áreas da sociologia, arte, psicologia e fotografia. Levando este fato em consideração, a estrutura teórica levantada para se entender como a identidade feminina é representada nas selfies passa pelo processo construção identitária. Dessa forma, observa-se a forte presença da mídia como moduladora dessas representações identitárias. Além da mídia, percebe-se que ao longo dos anos criou-se uma cultura narcisista por meio dos autorretratos nas artes plásticas e na fotografia. Com o surgimento das redes sociais e novas tecnologias, essa cultura se intensificou, transformando-se rapidamente em um fenômeno global. Por meio do procedimento metodológico da análise de imagem, coletou-se 270 selfies de mulheres no Instagram. Como resultado deste processo, entendese que as mulheres conquistaram o próprio olhar fotográfico, mas continuam a reproduzir identidades marcadas por representações estereotipadas, expondo o corpo e o rosto de forma sensualizada. Além disso, as selfies passam a ser publicadas nas redes sociais de acordo com o olhar alheio, sendo comercializadas em troca de curtidas e seguidores.
Abstract: The main objective of this research is to understand the phenomenon of selfies among women in social networks, through a historical contextualization about the media, society and artistic influences in the construction of individuals who self - portray daily. Selfies are perceived as the self-portraits of contemporaneity, and therefore carry characteristics of the present moment, such as immersion in cyberspace, sharing, technology and flexibility in their interactions. Because it is a multifaceted phenomenon, understanding selfie extends beyond communication, covering areas of sociology, art, psychology, and photography. Taking this into account, the theoretical structure raised to understand how the feminine identity is represented inside selfies, passes through the process of identity construction. Thus, the strong presence of the media as a modulator of these identity representations is observed. In addition, it is seen that over the years a narcissistic culture has been created through self-portraits in plastic arts and photography. With the emergence of social networks and new technologies, this culture has intensified, rapidly becoming a global phenomenon. Through the methodological procedure of the image analysis, 270 selfies of women were collected in Instagram. As a result, it is understood that women have conquered their own photographic gaze, but they continue to reproduce identities marked by stereotyped representations, exposing their body and face in a sensuous way. Besides that, selfies are published in social networks according to the opinion of others, being commercialized in exchange for likes and followers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons