Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RafaelLuzSerafim.pdf879,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva-
dc.contributor.authorSerafim, Rafael Luz-
dc.identifier.citationSERAFIM, Rafael Luz. Turismo LGBT: por outros olhares que vão além de uma visão econômica/mercadológica. 2017. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Turismo LGBT é uma temática que possui um amplo espectro de discussões que podem ser feitas não somente no âmbito econômico/mercadológico, mas também, por uma perspectiva social e de direitos humanos; cultural ou por outros vieses de análise. O objetivo principal deste trabalho foi entender o turismo e a diversidade de gênero e orientação sexual. Para isso, inicialmente, precisou-se utilizar a técnica de análise bibliográfica, para um conhecimento prévio e desenvolvimento de um importante arcabouço teórico referente aos estudos de gênero, sexualidade, movimentos feministas, movimentos LGBT´s, Turismo LGBT e outros assuntos relacionados. Em seguida, por meio da técnica de análise documental, fez-se a consulta sobre o que existiu/existe ou não existe em termos de políticas públicas e direitos humanos em relação aos LGBT´s e/no (o) turismo. Logo depois, foi utilizado como corpus o Portal Google Acadêmico, para verificar as ocorrências de publicações científicas que abordassem a temática acerca do Turismo LGBT, pelo método qualitativo, num pequeno número de amostragem. Após este mapeamento, partiu-se para a última etapa da pesquisa: a criação de categorias de análise e aplicação da técnica de análise de conteúdo, para constatar se, de fato, a gênese das publicações coletadas tinha um direcionamento maior para os aspectos econômicos e mercadológicos do Turismo LGBT ou se assumia um posicionamento mais social, numa perspectiva de discussão sobre políticas públicas e direitos humanos para LGBT´s e/no (o) turismo ou se havia uma inclinação para outros tipos de olhares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordOrientação sexualpt_BR
dc.subject.keywordComunidade LGBTpt_BR
dc.titleTurismo LGBT : por outros olhares que vão além de uma visão econômica/mercadológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-19T13:21:28Z-
dc.date.available2018-03-19T13:21:28Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19673-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1LGBT Tourism is theme with a wide spectrum for discussions which can be made not only under an economic/marketing scope, but also under social and human right perspectives, beside cultural and others scopes of analyses. This work aims at understanding the relation between tourism, gender diversity and sexual orientation. At start, it was necessary the utilization of a bibliographic analysis to acquire a previous knowledge and to develop an important theoretical framework on Gender Studies, Sexuality, Feminism, LGBT Tourism and Movements, beside other subjects related to LGBT Movements. After that, using documental analysis technique, a consultation was made about what exist and existed or what doesn’t exist in terms of public policy and human rights concerning LGBT people and inside Tourism area. Then, Google Scholar was used as corpus in order to verify the occurrences of scientific publications about this specific theme: LGBT Tourism, using qualitative method, in a small number of samplings. After the mapping, the last part of the research started: the creation of categories for analysis and the application of the content analysis technique, in order to verify if – in fact – the genesis of the publications collected were related widely to economic/marketing aspects of LGBT Tourism or if their position were more related to social issues, discussing about public policy and human rights for LGBT people or Tourism area or if they were inclined to look through a different perspective.pt_BR
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons