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dc.contributor.advisorFigueiredo, Rejane Maria da Costa-
dc.contributor.authorClementino, Augusto Samuel Modesto-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Augusto Samuel Modesto. Adoção do EUD em um órgão público federal brasileiro: um estudo de caso. 2017. xii, 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs organizações, sejam públicas ou privadas, comumente possuem uma área de Tecnologia da Informação (TI) centralizada, responsável por suprir as demandas de TI das áreas de negócio. Contudo, é crescente a adoção da estratégia de descentralização da TI, com a replicação dos serviços de TI nas áreas de negócio. Uma das abordagens que contribuem para essa estratégia é a adoção do desenvolvimento de soluções de software pelo usuário final, conhecida por End-User Development (EUD). O EUD tem se tornado uma prática, seja pelo usuário não-profissional de desenvolvimento de software que busca desenvolver soluções de software para uso próprio ou por organizações em que suas áreas de negócio desenvolvam os próprios software. Uma das vantagens para as organizações é a redução da demanda para a área de TI, distribuindo o desenvolvimento de software para a área de negócio. Observa-se, na literatura, o crescimento de pesquisas envolvendo o tema EUD, envolvendo temas como estratégia do negócio, governança, gestão e controle, aspectos técnicos como critérios de seleção de softwares a serem desenvolvidos nessa estratégia, processos de desenvolvimento, engenharia de software, interação humano-computador, tecnologias e ferramentas adotadas, e como aspectos humanos, desde motivação para se tornar um desenvolvedor, o reconhecimento e a responsabilização dos desenvolvedores atuantes. No Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão da Administração Pública Federal brasileira, adotou o EUD como uma abordagem de desenvolvimento descentralizado de software, e tem se tornado uma referência para outras organizações públicas federais que buscam adotar a estratégia de descentralização com o emprego do EUD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como é a estratégia EUD adotada pelo TCU. A partir do reconhecimento dessa estratégia e do referencial teórico, busca-se propor boas práticas para adoção do EUD por órgãos públicos brasileiros. A pesquisa é classificada como aplicada, descritiva e qualitativa com o emprego do procedimento estudo de caso. Como resultado, um modelo composto de necessidades, facilitadores e estratégias para a adoção do EUD foi desenhado, reconhecendo a adoção do EUD no TCU, e boas práticas na adoção do EUD para organizações públicas foram identificadas, contextualizadas e relatadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleAdoção do EUD em um órgão público federal brasileiro : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-29T15:49:48Z-
dc.date.available2018-03-29T15:49:48Z-
dc.date.submitted2017-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19784-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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