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Título: Desenvolvimento e análise de um projeto de feixe de molas
Autor(es): Guerra, Marcus Vinícius Rocha
Orientador(es): Anflor, Carla Tatiana Mota
Assunto: Suspensão (Veículos)
Automóveis - chassi
Materiais - fadiga
Automóveis - sistema de suspensão
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 4-Abr-2018
Referência: GUERRA, Marcus Vinícius Rocha. Desenvolvimento e análise de um projeto de feixe de molas. 2016. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver e analisar um projeto de um feixe de molas e seu acoplamento a um chassi de veículo de grande porte. Neste sentido os esforços estão concentrados na melhora do desempenho deste sistema fundamentadas nas análises estática, modal e de fadiga. O projeto será concebido em plataforma CAD/Catia, simulando uma estrutura real e as análises serão avaliadas via o Método dos Elementos Finitos (MEF). A partir da verificação dos campos de tensões e deformações da estrutura será possível propor alterações a fim de que o projeto atenda aos critérios de falha. Após as análises via MEF, serão efetuadas as mesmas análises em uma estrutura real de veículo de grande porte, a fim de comparar e garantir que as tensões e deformações analisadas no primeiro momento sejam semelhantes as que o veículo realmente suporta.
Abstract: The objective of this work is to develop and analyze a design of a leaf spring and its coupling to a large vehicle chassis. In this sense, the efforts are focused on improving the performance of this system based on static analysis, modal and fatigue. The project will be designed in CAD / Catia platform, simulating a real structure and analysis will be evaluated via the Finite Element Method (FEM). From the verification of stress fields and deformations of the structure will be possible to propose changes to the project meets the criteria of failure. After analysis by FEM, the same analyzes are performed on a real structure large vehicle, in order to compare and to ensure that the stresses and strains analyzed in the first instance are similar to those actually supports the vehicle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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