Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoDaCostaMacedo_tcc.pdf208,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de estudos acadêmicos realizados no Brasil e exterior sobre os impactos do IFRS 9
Autor(es): Macedo, Bruno da Costa
Orientador(es): Forster, Rubens Peres
Assunto: Valor justo (Contabilidade)
Instituições financeiras
Instrumentos financeiros
Data de apresentação: 8-Fev-2017
Data de publicação: 11-Abr-2018
Referência: MACEDO, Bruno da Costa. Análise de estudos acadêmicos realizados no Brasil e exterior sobre os impactos do IFRS 9. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de apurar estudos acadêmicos realizados no Brasil e exterior sobre os impactos decorrentes da alteração da norma internacional de instrumentos financeiros – de IAS 39 para IFRS 9 – no que tange às novas classificações e mensurações de ativos financeiros. As quatro categorias de mensuração dos ativos financeiros pelo IAS 39 (valor justo pelo resultado, mantido até o vencimento, empréstimos e recebíveis e disponível para venda) foram eliminadas e introduzidas duas categorias - custo amortizado e valor justo. Desde sua emissão, a norma IAS 39 foi considerada complexa pelos seus usuários. Porém, somente após a eclosão da crise financeira de 2008, as fortes críticas e grande pressão dos usuários, o IASB realizou a revisão e as alterações da norma, sendo emitida a versão completa do IFRS 9 em julho de 2014, com vigência a partir de 1 de janeiro de 2018. Os resultados deste estudo apontaram uma tendência de que as novas alterações propostas no IFRS 9 proporcionem impactos significativos no resultado das empresas, podendo, consequentemente, impactar a rentabilidade e distribuição de dividendos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons