Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabriellaNunesCordeiroRodrigues.pdf441,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do impacto da internet banda larga nos resultados educacionais em escolas municipais
Autor(es): Rodrigues, Gabriella Nunes Cordeiro
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Avaliação educacional
Ensino fundamental
Internet na educação
Sistemas de comunicação em banda larga
Data de apresentação: 13-Dez-2017
Data de publicação: 12-Abr-2018
Referência: RODRIGUES, Gabriella Nunes Cordeiro. Avaliação do impacto da internet banda larga nos resultados educacionais em escolas municipais. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho faz uma Avaliação do Impacto da Internet Banda Larga nos Resultados Educacionais em Escolas Municipais. Para tal avaliação, foi utilizada uma base de dados em painel construída pela união dos dados identificados do Censo Escolar e Prova Brasil para os anos de 2009 e 2011. A análise está orientada nas escolas municipais onde estudam alunos da oitava série (9° ano) do ensino fundamental. Realizando estimações segundo o método de Efeitos Fixos, não foi verificado um impacto geral estatisticamente significante nos resultados educacionais. A análise para velocidade de conexão de internet de 2 ou mais Mbps constatou um impacto positivo e significativo nos resultados em Língua Portuguesa. Porém, nos resultados em Matemática o resultado foi positivo, mas não estatisticamente significativo. Foram observados impactos negativos nos resultados educacionais para velocidades de conexão de internet banda larga abaixo de 2 Mbps.
Abstract: This study makes an evaluation of the impact of broadband internet on educational results in municipal schools. It was used a panel data base built from the append of Censo Escolar and Prova Brasil data bases between 2009 and 2011. The analysis contemplates the municipal schools where study students of eighth grade students (9th grade) of elementary school. By executing Fixed Effects estimates, it was not verified a significant general impact in educational results. For a certain connection speed of internet was found a positive and significant impact on the results in Portuguese. However, in Mathematics results the impact was positive, but not statistically significant. Negative impacts on educational outcomes were observed for lower broadband internet connection speeds.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons