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Título: O impacto do IDEB na probabilidade de reeleição de prefeitos : uma análise da eleição de 2012
Autor(es): Cinquini, Lucas Piccolo
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Eleições
Educação
Políticas educacionais
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 16-Abr-2018
Referência: CINQUINI, Lucas Piccolo. O impacto do IDEB na probabilidade de reeleição de prefeitos: uma análise da eleição de 2012. 2017. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A importância de uma educação acessível e de qualidade como estratégia de crescimento econômico e desenvolvimento social é clara. Entretanto, a eficiência dos sistemas de incentivos voltados para os gestores públicos para a melhora da educação da qual são responsáveis ainda não estão evidentes. O caso dos municípios brasileiros se torna interessante uma que vez que a gestão da educação municipal passa a ser de responsabilidade da administração local, que, sujeita ao crivo popular nas eleições, pode não ser reeleita. Esse trabalho busca explorar a capacidade do eleitor nas eleições municipais de 2012 em selecionar candidatos com base no desempenho educacional do município. Tal desempenho é mensurado pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em uma escala que varia de 0 à 10 medida em 2009 e 2011, o indicador é dividido entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os resultados mostram uma relevância baixa e não significante para os anos iniciais, enquanto que os anos finais do ensino fundamental representam uma maior importância para as chances de reeleição, período em que o estudante se encontra perto do ensino médio e, muitas vezes, do mercado de trabalho. Portanto, o accountability eleitoral como método para promover o desenvolvimento da educação se mostrou um instrumento eficiente somente nos anos finais, para os anos iniciais ainda não existe um método formal de incentivo que promova a melhora da educação e da gestão educacional dos municípios brasileiros.
Abstract: The importance of an accessible and good education as an estrategy for economical growth and social development is clear. Nevertheless, the efficiency of incentive systems oriented for public managers improve education witch they are responsable are still not evident. The case of brazilian municipalities became interesting since the educational management is accountable to the local administration, witch may not be reelected. This work explores voter’s capacity to select candidates based on their educational performance of the municipality in the elections of 2012. It is performed by IDEB (Basic Education Development Index) in a scale 0 – 10, measured in 2009 and 2011, the indicator is divided between initial years and final years of the basic education cicle. The results show a small and non significant relevance for the initial years, meanwhile the final years represent a bigger importance for the probability of reelection, moment that the student is close to high school and, in many cases, the work market. Therefore, the electoral accountability as a method to promote the development of public education has shown to be eficient for the final years, for the initial years there is no formal instrument that promotes the improvement of education and educational management in the brazilian municipalities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia , Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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