Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasRodriguesSantana_tcc.pdf541,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modificação de opinião dos auditores sobre as demonstrações de instituições financeiras : o que justifica?
Autor(es): Santana, Lucas Rodrigues
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Instituições financeiras
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 18-Abr-2018
Referência: SANTANA, Lucas Rodrigues. Modificação de opinião dos auditores sobre as demonstrações de instituições financeiras: o que justifica? 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar como as opiniões dos auditores sobre as demonstrações contábeis das instituições financeiras brasileiras evoluíram ao longo do tempo, com ênfase nos problemas apontados pelos auditores e indicar as mudanças relevantes em função das alterações no ambiente normativo. Foram examinados 746 relatórios de auditoria, emitidos de 2007 a 2016, das 134 instituições financeiras brasileiras listadas pelo Banco Central do Brasil, em dezembro de 2016. Os resultados mostraram que 13% dos relatórios analisados em todo período registraram modificações de opinião e com as mudanças de ambientes normativos em prol de um maior rigor esse tipo de opinião apresentou crescimento. Também foi constatado que os relatórios emitidos pelas big four representam quase 80% do total, mas que as empresas assim classificadas proporcionalmente emitem menos relatórios com opinião modificada que as entidades de menor porte. Nos outros parâmetros não foi visto distinção entre as proporções de relatórios com modificação de opinião entre os bancos com ações listadas em bolsa de valores e as de capital fechado; os bancos com melhor nível governança corporativa receberam, proporcionalmente, menos opiniões modificadas em comparação com aquelas classificadas no nível Tradicional. Por fim, bancos públicos foram o tipo de banco com maior percentual de modificação de opinião, enquanto os bancos estrangeiros apresentaram a menor proporção de relatórios do gênero.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.19959
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons