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Título: Ceilândia, quilombo dos cantares : uma proposta metodológica
Autor(es): Silva, Ana Carolina de Souza
Orientador(es): Faulstich, Enilde Leite de Jesus
Assunto: Ceilândia (DF)
Linguagem e línguas
Quilombos
Rap (Música)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 24-Abr-2018
Referência: SILVA, Ana Carolina de Souza. Ceilândia, quilombo dos cantares: uma proposta metodológica. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A proposta do presente ensaio foi desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) da Universidade de Brasília. Este trabalho relata a experiência vivenciada em uma escola de Ensino Fundamental II da Ceilândia Sul – DF. A região administrativa apresenta diversas problemáticas de ordem social; portanto, procuro reunir obras de cantores de rap que, a fim de combater as dificuldades da cidade, relacionam a Ceilândia a um quilombo. Dessa forma, também esclareço as concepções presentes na história e na contemporaneidade acerca do quilombo. Para a realização desta pesquisa etnográfica, foram realizadas entrevistas em campo e foi desenvolvido um projeto na escola intitulado “Ceilândia, quilombo dos cantares”, com o propósito de desenvolver uma metodologia de ensino de língua voltada a alunos do 6º ano que se encontram em situação de vulnerabilidade e atraso escolar.
Abstract: The purpose of this essay was developed at the Center for Terminological and Lexical Studies (LexTerm Center), at the University of Brasília. This project reports an experience lived in a primary school of Ceilândia Sul - DF. The administrative region presents several social problems; therefore, I try to gather songs from rappers who, in order to combat the difficulties of the city, relate Ceilândia to a quilombo. In this way, I also clarify the conceptions present in history and contemporaneity about the quilombo. In order to execute this ethnographic research, interviews were conducted in the field and a project (entitled "Ceilândia, quilombo dos cantares") was developed at the school, with the purpose of developing a methodology of language teaching directed to students of the 6th grade who are in vulnerability situation and backwardness scholar situation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



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