Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaFerreiraCanedo_tcc.pdf354,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensaios econômicos sobre a discriminação de gênero
Autor(es): Canedo, Camila Ferreira
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Gênero - desigualdade
Direitos das mulheres
Mercado de trabalho
Mulheres - emprego
Trabalho
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 8-Mai-2018
Referência: CANEDO, Camila Ferreira. Ensaios econômicos sobre a discriminação de gênero. 2017. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Podemos classificar como diferença salarial o caso de um indivíduo que possui maior nível de escolaridade receber mais do que outro com menor nível de escolaridade, ou uma mulher com mesmo nível de instrução que um homem ser menos valorizada que o sexo masculino. A diferença é que, no primeiro caso, a disparidade salarial ocorre por conta de uma diferença de produtividade, visto que um indivíduo possui menos escolaridade do que o outro. No segundo caso, porém, o que se verifica é que, ceteris paribus, a única diferença entre os dois concorrentes é o seu gênero, e este não é fator de produtividade e, portanto, não deveria interferir na remuneração. Até meados da década de 1970, nos países desenvolvidos, a ideia tradicional do papel do homem provedor e chefe de família e a mulher cuidadora do lar ditaram comportamentos e tarefas do trabalho não remunerado e as aspirações individuais em relação ao trabalho remunerado. Essa desigualdade de gênero tem implicações além da discriminação, pois demanda mais esforço, incumbe desgaste físico e psicológico e compromete o bem-estar e lazer bem como a participação cívica e cidadã das mulheres, sobretudo das mais mal remuneradas. O requisito do trabalho remunerado normalmente é que o trabalhador se adeque às normas do trabalhador ideal, ou seja, deve se comportar como se houvesse alguém em casa realizando todo o trabalho não remunerado e qualquer demanda conflitante deve ser resolvida em favor do trabalho. Portanto, ainda é frequente mulheres deixarem o emprego remunerado para tornarem­se donas de casa em tempo integral quando os filhos nascem permitindo ao marido ser o trabalhador ideal. Por todos estes fatos foi feita a escolha deste tema para o presente estudo e será analisado também como as situações citadas anteriormente podem ser ou vêm sendo contornadas, a fim de retomar o crescimento populacional e econômico das nações inseridas neste contexto. Para este trabalho foram escolhidos três países da OCDE para serem analisados em três capítulos, sendo eles Japão, Suécia e Portugal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons