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Título: Inclusão social na conservação de acervos : Projeto de Higienização, Conservação e Pequenos Reparos de Bens Culturais - UnB/BCE e APAE-DF
Autor(es): Cares, Bruna de Oliveira
Orientador(es): Carvalho, Silmara Kuster de Paula
Assunto: Inclusão social
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Acervos - higienização
Pessoas com deficiência - emprego
Data de apresentação: 29-Ago-2016
Data de publicação: 28-Mai-2018
Referência: CARES, Bruna de Oliveira. Inclusão social na conservação de acervos: Projeto de Higienização, Conservação e Pequenos Reparos de Bens Culturais - UnB/BCE e APAE-DF. 2016. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em um contexto de crescente atenção à inclusão, é oportuno pensar no lugar que os deficiêntes ocupam no mercado de trabalho e nas oportunidades que são oferecidas a eles. O Projeto Cooperação, criado pela APAE e desenvolvido em parceria com a UnB em outubro de 2006, forneceu o primeiro curso com os profissionais que atuam no programa juntamente com os aprendizes, que possuem deficiências.O projeto veio para quebrar paradigmas, visando a sociabilização, a integração e o exercício da cidadania, e tem mostrado que pode ser um caminho possível para a inclusão social. O trabalho está dividido em duas etapas, a primeira, que é constituída pela revisão bibliográfica com temas relacionados à acessibilidade, à inclusão social, ao projeto social APAE, e a conservação de acervos bibliográficos; e a segunda consiste na observação oriunda de visitas realizadas pela autora desta pesquisa durante as atividades de Higienização e Conservação de Bens Culturais, realizada no Setor de Conservação e Restauração da BCE e por meio de visitas e entrevistas. O presente estudo teve o objetivo de verificar a eficácia deste projeto, tanto na esfera de integração social e profissional dos participantes, quanto com relação ao seu aprendizado sobre o projeto.Este trabalho foi construído com base na experiência profissional de algumas pessoas envolvidas, que convivem com esses grupos de pessoas com deficiência, constituindo-se num relato teórico-prático. Além do objetivo, o trabalho assume o papel social de demonstrar um dos caminhos trilhados pelas pessoas com deficiência, mostrando os desafios diários face aos seus direitos básicos de cidadania.
Abstract: In a context of increasing attention to inclusion, it is appropriate to think of the place that disabled people occupy in the labor market and the opportunities that are offered to them. The Cooperation Project, created by APAE and developed in partnership with UNB in October 2006, provided the first course with the professionals who work in the program along with the learners who are disabled. The project came to break paradigms aimed at socialization, integration and citizenship, and has shown that it can be a possible way to social inclusion. The work is divided into two stages, the first, which is constituted by the literature review on issues related to accessibility, social inclusion, APAE social project, and conservation of library collections; and the second is the observation coming from visits by the author of this research for the activities of Sanitation and Conservation of Cultural Property held in Conservation and Restoration Sector of the ECB and through visits and interviews. This study aimed to verify the effectiveness of this project, both in the sphere of social and professional integration of participants, and with regard to their learning about the project. The work was built on the experience of some people involved who live with these groups of people with disabilities, constituting a theoretical and practical report. Besides the goal, the work assumes the social role of demonstrating one of the paths taken by people with disabilities, showing the daily challenges face their basic rights of citizenship.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.
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