Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20227
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaRodriguesJacobinaAyres_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os bastidores do impeachment : o lobby do Movimento Brasil Livre (MBL) para o afastamento da presidenta Dilma Rousseff
Autor(es): Ayres, Amanda Rodrigues Jacobina
Orientador(es): Von Bülow, Marisa
Assunto: Impeachment
Redes sociais on-line
Sociedade civil
Lobby
Poder Legislativo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Jun-2018
Referência: AYRES, Amanda Rodrigues Jacobina. Os bastidores do impeachment: o lobby do Movimento Brasil Livre (MBL) para o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Neste trabalho foi analisado como o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, ocorrido em 2016, foi articulado por setores da sociedade civil organizada, juntamente com atores de arenas políticas institucionais, com foco no Poder Legislativo federal. Algumas organizações da sociedade civil estiveram à frente das convocatórias e organização de manifestações que aconteceram desde 2014 pelo impeachment da presidenta e, ao mesmo tempo, buscaram influenciar parlamentares e partidos políticos, nos bastidores. Este trabalho argumenta, portanto, que houve uma forte interação da sociedade civil com o Poder Legislativo e, com isso, buscou-se entender algumas nuances desta relação. Foi estudado, especificamente, a atuação do Movimento Brasil Livre na campanha pelo impeachment, apesar de outras organizações da sociedade civil localizadas à direita do centro no espectro político-ideológico também terem participado da campanha.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20227
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons