Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JulianaSilvaFragoso_tcc.pdf705,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do perfil da liderança no comprometimento organizacional de funcionários de instituições bancárias
Autor(es): Fragoso, Juliana Silva
Orientador(es): Oliveira, Leandro Santana de
Assunto: Liderança
Comportamento organizacional
Instituições financeiras
Bancos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 15-Jun-2018
Referência: FRAGOSO, Juliana Silva. Impacto do perfil da liderança no comprometimento organizacional de funcionários de instituições bancárias. 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo consiste em mensurar o impacto do estilo de liderança no tipo de comprometimento organizacional em instituições financeiras. Os objetivos foram identificar qual o tipo de comprometimento organizacional e o estilo de liderança predominantes nessas instituições e também a existência de correlação entre essas duas variáveis. Para tanto, foram aplicados cento e dois questionários previamente validados em seis instituições bancárias. Através dos dados coletados, foi possível observar que os líderes bancários são predominantemente situacionais, apesar da também expressiva quantidade de líderes voltados para tarefa. O índice de comprometimento foi considerado baixo nas suas três formas aferidas (afetiva, calculativa e normativa). Por último, não houve nenhuma correlação expressiva entre o estilo de liderança e qualquer tipo de comprometimento organizacional. As conclusões deste trabalho corroboram os estudos já existentes acerca das variáveis precedentes do comprometimento, já que nenhum deles menciona liderança como uma maneira de prever o comprometimento organizacional do colaborador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons