Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20293
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaPaivaJorge_tcc.pdf309,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRocha, Maria Zélia Borba-
dc.contributor.authorJorge, Jessica Paiva-
dc.identifier.citationJORGE, Jessica Paiva. Educação especial-inclusiva no Brasil: organização contemporânea. 2018. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conlusão de curso tem como objetivo verificar a estrutura e o fincionamento da Educação Especial na Educação Básica brasileira, a partir da revisão bibliográfica e da análise documental dos textos normativos contemporâneos brasileiros. Metodologicamente, fundamenta-se na pesquisa documental e análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A pesquisa contextualiza os termos utilizados, de modo a esclarecer os conceitos empregados durante a obra. Apresenta, ainda, a trajetória histórica das pessoas com deficiências, transtornos globais e altas habilidades da antiguidade clássica no ocidente aos tempos atuais no Brasil. Por meio da pesquisa qualitativa foi possível verificar o funcionamento e operacionalização nos arcabouços jurídicos nacionais e específicos da educação a partir de 1988. A monografia conclui que é assegurado, pela legislação, direito às pessoas com necessidades educacionais específicas e como modalidade de educação brasileira, mas far-se-á necessário o compromisso de prática educacional inclusiva pela comunidade escolar ao receber o estudante com deficiência, evitando ações que incentivem e/ou fortalecem a segregação e o desrespeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.titleEducação especial-inclusiva no Brasil : organização contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-21T15:38:23Z-
dc.date.available2018-06-21T15:38:23Z-
dc.date.submitted2018-03-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20293-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons