Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EliaquimBarbosaPereira_tcc.pdf2,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do perfil profissional e das expectativas pessoais dos professores de educação física nas escolas públicas no Município de Alto Alegre – RR
Autor(es): Pereira, Eliaquim Barbosa
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Professores de educação física
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 6-Nov-2017
Data de publicação: 27-Jun-2018
Referência: PEREIRA, Eliaquim Barbosa. Análise do perfil profissional e das expectativas pessoais dos professores de educação física nas escolas públicas no Município de Alto Alegre – RR. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Boa Vista-RR, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil profissional e das expectativas pessoais dos professores de educação física nas escolas públicas no Município de Alto Alegre – RR. Sob a visão de 10 professores de educação física de três escolas da sede do município, considerando aspetos como atuação em sala de aula; formação educacional; responsabilidades quanto ao desenvolver das aulas de Educação Física; Infraestrutura dos estabelecimentos de ensino; materiais usados nas aulas; e suas expectativas pessoais quanto professores de educação física. A pesquisa foi qualitativa, com um questionário com 15 questões de múltiplas escolhas, tendo por base a leitura, análise e interpretação dos dados. Quanto a população e amostra, foram todos 10 professores que atuam na área de Educação Física do Município (ensino fundamental e médio). Como resultado pode-se dizer que o perfil profissional e das expectativas pessoais são condizentes à prática da educação física; que a maioria leciona por escolha e não oportunidade de emprego; que as escolas não oferecem material didático suficiente aos professores e todos os professores já tiveram que compra-los para a prática da educação física; que o objetivo principal da educação física é promover Socialização e Saúde; que as percepção e expectativas dos docentes quanto as contribuições da Educação Física no âmbito escolar é melhorar a qualidade de vida e saúde dos estudantes; que as maiores dificuldades em relação à prática da educação física em sala de aula é falta de apoio por parte do próprio sistema educacional; e que suas expectativas pessoais quanto professor de Educação Física (considerando a realidade do Município) é ter apoio da gestão e comunidade para exercer a profissão com responsabilidade, melhorar a cada dia a qualidade de ensino dentro de sala de aula, poder trabalhar com mais materiais pedagógicos teóricos e práticos de qualidade. Neste sentido se torna importante a criação de novas alternativas de aprendizagem, no intuito de melhorar a qualidade de ensino na educação física e que as autoridades olhem com mais responsabilidades em relação ao apoio, respeito e ato de proporcionar meios e métodos que melhore a cada dia o processo de ensino e aprendizagem nas escolas do Município de Alto Alegre - RR.
Resumén: Este trabajo tuvo como objetivo identificar el perfil profesional y las expectativas personales de los profesores de educación física en las escuelas públicas en el Municipio de Alto Alegre - RR. Bajo la visión de 10 profesores de educación física de tres escuelas de la sede del municipio, considerando aspectos como actuación en el aula; formación educacional; las responsabilidades en cuanto al desarrollo de las clases de Educación Física; Infraestructura de los centros de enseñanza; materiales usados en las clases; y sus expectativas personales como profesores de educación física. La investigación fue cualitativa, con un cuestionario con 15 preguntas de múltiples opciones, basándose en la lectura, análisis e interpretación de los datos. En cuanto a la población y muestra, fueron todos 10 profesores que actúan en el área de Educación Física del Municipio (enseñanza fundamental y media). Como resultado se puede decir que el perfil profesional y las expectativas personales son compatibles con la práctica de la educación física; que la mayoría enseña por elección y no oportunidad de empleo; que las escuelas no ofrecen material didáctico suficiente a los profesores y todos los profesores ya tuvieron que comprarlos para la práctica de la educación física; que el objetivo principal de la educación física es promover la socialización y la salud; que las percepciones y expectativas de los docentes como las contribuciones de la Educación Física en el ámbito escolar es mejorar la calidad de vida y salud de los estudiantes; que las mayores dificultades en relación a la práctica de la educación física en el aula es falta de apoyo por parte del propio sistema educativo; y que sus expectativas personales como profesor de Educación Física (considerando la realidad del Municipio) es tener apoyo de la gestión y comunidad para ejercer la profesión con responsabilidad, mejorar cada día la calidad de enseñanza dentro del aula, poder trabajar con más materiales pedagógicos teóricos y prácticos de calidad. En este sentido se hace importante la creación de nuevas alternativas de aprendizaje, con el fin de mejorar la calidad de la enseñanza en la educación física y que las autoridades miren con más responsabilidades en relación al apoyo, respeto y acto de proporcionar medios y métodos que mejore cada día el proceso de enseñanza y aprendizaje en las escuelas del Municipio de Alto Alegre - RR.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons