Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CaioViannaMourãoSa.pdf334,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar no trabalho : relações com políticas de gestão de pessoas em uma empresa de auditoria independente
Autor(es): Sá, Caio Vianna Mourão
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Administração de pessoal
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 4-Out-2011
Referência: SÁ, Caio Vianna Mourão. Bem-estar no trabalho: relações com políticas de gestão de pessoas em uma empresa de auditoria independente. 2011. 43 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo investigou as relações entre a percepção das políticas de gestão de pessoas de uma empresa privada do ramo de Auditoria Independente e o bem-estar dos colaboradores. Bem-estar no trabalho foi considerado a partir das dimensões de afeto positivo, afeto negativo e realização. Sobre as políticas de gestão de pessoas, foram considerados os fatores treinamento e desenvolvimento, envolvimento, recompensa e condição de trabalho. Um total de 92 funcionários respondeu a um questionário composto por duas medidas, a saber, Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP) e Escala do Bem-Estar no Trabalho (EBET), ambas validadas no Brasil. Os dados de 92 respondentes foram submetidos a análises estatísticas descritivas e correlações bivariadas simples. Verificou-se que o bem-estar no trabalho é moderado, apesar do fator realização ter apresentado uma média mais elevada que os afetos. Verificou-se também que os fatores de Políticas de Gestão de Pessoas possuem uma percepção que varia de moderada a elevada, sendo o fator condições de trabalho aquele percebido mais positivamente. Em relações às correlações, houve associações significativas entre quase todos os tipos de políticas e fatores de bem-estar no trabalho, sugerindo que quanto maiores às percepções de políticas, maior o bem-estar. Concluiu-se que as políticas de Gestão de Pessoas influenciam significativamente o bem-estar laboral do colaborador em suas três dimensões, devendo ser consideradas em pesquisas futuras e intervenções organizacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.