Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VictorLudovicoDeAlmeida_WilsonFlexeirasEvaristo_tcc.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da influência do aditivo modificador de viscosidade nas propriedades do concreto autoadensável
Autor(es): Almeida, Victor Ludovico de
Evaristo, Wilson Flexeiras de Oliveira
Orientador(es): Capuzzo, Valdirene Maria Silva
Assunto: Materiais de construção
Concreto - aditivos
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 6-Ago-2018
Referência: ALMEIDA, Victor Ludovico de; EVARISTO, Wilson Flexeiras de Oliveira. Avaliação da influência do aditivo modificador de viscosidade nas propriedades do concreto autoadensável. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A autoadensabilidade do concreto é garantida pelo alcance de alta fluidez, da habilidade de passar por obstáculos sem sofrer bloqueio e da resistência à segregação. No entanto, tal fluidez pode causar efeitos de segregação do agregado e de exsudação da água, os quais podem ser controlados com a incorporação de aditivos modificadores de viscosidade. A presente pesquisa avaliou de forma quantitativa a influência de aditivos químicos, com foco no aditivo modificador de viscosidade. Com a utilização de dois tipos de aditivos superplastificantes, sendo um deles usado no traço de referência, foi incorporado o aditivo modificador de viscosidade, nos teores de 0,5% e 1,5% do peso do cimento. Ainda, foi confeccionado outro traço com a utilização de um aditivo experimental que atua como superplastificante e modificador de viscosidade. De forma a atingir esse escopo, no estado fresco, foram realizados os ensaios de espalhamento, caixa-L e funil-V. Para caracterizar o atingimento da autoadensabilidade na caixa-L, foi fixado o valor de 0,85 para o parâmetro HP. Já no estado endurecido, foi executado o ensaio de resistência à compressão simples nas idades de 7, 14 e 28 dias. Além deste, foram realizados os ensaios de tração por compressão diametral, de módulo de elasticidade e de absorção por imersão na idade de 28 dias. Os resultados desta pesquisa mostraram que o aditivo modificador de viscosidade (VMA), atuando juntamente com os aditivos superplastificante, produziu traços com propriedades no estado fresco variáveis. Nas propriedades mecânicas, o superplastificante de referência em conjunto com o incremento de VMA gerou, em relação ao traço referência, diminuição da resistência à compressão e da resistência à tração.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons