Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarolineRodriguesLopes_tcc.pdf933,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumo de álcool entre adolescentes : uma aplicação de regressão logística
Autor(es): Lopes, Caroline Rodrigues
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Modelos lineares (Estatística)
Análise de regressão
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Ago-2018
Referência: LOPES, Caroline Rodrigues. Consumo de álcool entre adolescentes: uma aplicação de regressão logística. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O consumo de álcool tem se mostrado cada vez mais presente entre adolescentes. Esse uso precoce é motivo de preocupação por trazer consequências a curto e longo prazo, como queda no rendimento escolar e dependência química. Assim, é importante caracterizar quais são os comportamentos de risco e proteção relacionados a ingestão de bebidas alcoólicas. Para tanto, aplicou-se a técnica de regressão logística em uma amostra selecionada no Distrito Federal e na cidade de Goiânia para identificar os principais fatores associados ao consumo de álcool entre crianças e adolescentes. Os modelos foram ajustados para o uso de álcool na vida, no último ano, no último mês e para ocorrência de binge alcoólico no último ano. As variáveis significativas incluídas nos modelos referem-se a idade, recebimento do programa Bolsa Família, escolaridade da mãe, práticas parentais e autoeficácia. Pela modelagem observou-se o papel que a prática parental intrusividade e a autoeficácia para aprendizagem autorregulada exercem enquanto fatores de risco e proteção, respectivamente, ao consumo de álcool. As técnicas usadas no diagnóstico dos modelos indicaram que esses se adequam aos dados e possuem poder de discriminação aceitável, podendo auxiliar estudos futuros que busquem reduzir fatores de risco associados ao uso de álcool.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons