Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FlaviaAdrianePestanaDeOliveira_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Técnicas exploratórias multivariadas para análise de endurecimento e escurecimento de feijão
Autor(es): Oliveira, Flávia Adriane Pestana de
Orientador(es): Borries, George Freitas von
Assunto: Análise de variância
Correlação (Estatística)
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 9-Ago-2018
Referência: OLIVEIRA, Flávia Adriane Pestana de. Técnicas exploratórias multivariadas para análise de endurecimento e escurecimento de feijão. 2017. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O feijão passa por modificações no tegumento e endurecimento, que podem levar a perda de qualidade do grão. Com o intuito de controlar estas perdas de qualidade, este trabalho, analisou como os fatores de tempo, temperatura e genótipo podem afetar as variações das medidas referentes ao escurecimento e endurecimento do feijão e averiguou se as variáveis de escurecimento e endurecimentos estão associadas. Foram aplicadas as técnicas estatísticas Análise de Componentes Principais Comum e Esparsas e Análise de Correlação Canônica para avaliar essas medidas e as associações. Os resultados mostraram que certas variáveis possuem variação considerável e que existem relações dentro e entre os grupos de escurecimento e endurecimento, para alguns dos genótipos. Porém, não foram encontradas relações com o dia e temperatura de coleta das medidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons