Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SibelleOliveiraPinto.pdf816,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal : uma abordagem da execução financeira
Autor(es): Pinto, Sibelle Oliveira
Orientador(es): Pinheiro, Danielle Sandi
Assunto: Administração financeira
Finanças públicas
Orçamento público
Contabilidade pública
Sistemas de informação
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 6-Out-2011
Referência: PINTO, Sibelle Oliveira. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal: uma abordagem da execução financeira. 2011. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A gestão das contas públicas no Brasil passou por diversas transformações ao longo dos anos. Hoje em dia, o país apresenta mecanismos de controle do orçamento que evoluem incessantemente e são permanentemente auditados pelos órgãos de controle interno e externo do setor público. Isso se tornou possível devido à aplicação de sistemas informatizados que puderam fornecer suporte tecnológico à operacionalização das atividades administrativas do Governo Federal, sendo um dos principais sistemas o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Esse estudo teve como foco, então, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, buscando entender como o sistema auxilia o processo de execução financeira do governo. Para que isso posse possível, primeiro é feita uma análise da literatura disponível no assunto, seguida por uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em seguida, buscou-se analisar o teor das informações obtidas com a entrevista realizada no órgão, comparando-o com a literatura revisada, objetivando, com isso, descrever a operacionalização da execução financeira no Siafi.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons