Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20520
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HaianneSampaioDaSilva_tcc.pdf782,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre causas de mortalidade infantil no Brasil através da Estatística de Varredura Árvore - Temporal
Autor(es): Silva, Haianne Sampaio da
Orientador(es): Cançado, André Luiz Fernandes
Assunto: Análise de séries temporais
Correlação (Estatística)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Ago-2018
Referência: SILVA, Haianne Sampaio da. Estudo sobre causas de mortalidade infantil no Brasil através da Estatística de Varredura Árvore - Temporal. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O conhecimento sobre a mortalidade de um país permite que se possam criar mecanismos para entender ou até diminuir a mortalidade quando se trata de causas evitáveis. O objetivo deste trabalho é identificar se existe alguma doença (ou grupo de doenças) responsável por um número significativamente maior de óbitos infantis no Brasil, em alguma janela temporal, com essa finalidade utilizamos uma adaptação da estatística de varredura árvoretemporal. O uso deste método é adequado para estudos com bancos de dados que possuam uma natureza hierárquica, na qual deseja-se estudar uma componente temporal associada. Neste trabalho a estrutura hierárquica utilizada é a própria CID-10, que qualifica as doenças em capítulos, grupos, categorias e subcategorias. Essa variável está presente no banco de dados como o registro da causa básica do óbito. O aspecto temporal está incluso na observação do comportamento das ocorrências ao longo dos anos de 2014 e 2015, além de uma análise bienal desses anos. A aplicação desse método, permitiu identificar grupos de doenças, em algumas janelas temporais, que apresentaram incidência fora do esperado, representando significativamente, conforme testes de hipóteses realizados, a existência de comportamento sazonal em determinados períodos de tempo, para algumas doenças responsáveis por óbitos infantis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons