Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroReisSimoes_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Amostragem por área : sistematização e aplicação
Autor(es): Simões, Pedro Reis
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Amostragem (Estatística)
Análise por conglomerados
Probabilidades
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 9-Ago-2018
Referência: SIMÕES, Pedro Reis. Amostragem por área: sistematização e aplicação. 2017. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo sistematizar e aplicar a técnica de amostragem por área. Para isto, foram utilizadas as definições apresentadas por Cochran (1977) e Kish (1965), um banco de dados gentilmente cedido por Jim Lepkowski da Universidade de Michigan nos Estados Unidos como parte do Sampling for Survey Statisticians e um estudo de caso na Universidade de Brasília realizado com o objetivo de ilustrar o método. Para a realização de uma amostra por área, primeiro são obtidas imagens aéreas do local que será estudado e, a partir delas, são divididos os conglomerados de acordo com características geográficas facilmente observáveis, como ruas ou rios. Em seguida, são sorteados os blocos que serão visitados e, apenas nos selecionados, são construídos mapas internos para a realização do próximo sorteio entre os elementos pertencentes à cada conglomerado. Os estudos de caso confirmaram os principais propósitos da técnica, que são a obtenção de registros populacionais para o uso futuro, a economia de recursos para a realização da amostra, como tempo e dinheiro, e a atribuição de probabilidades não nulas de seleção à todos os elementos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons