Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BiancaFonsecaPinto_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos benefícios da manutenção preventiva em edificações apoiada em modelo BIM
Autor(es): Pinto, Bianca Fonseca
Orientador(es): Christakou, Evangelos Dimitrios
Assunto: Edifícios de apartamentos
Edifícios - manutenção
Data de apresentação: 14-Mar-2018
Data de publicação: 15-Ago-2018
Referência: PINTO, Bianca Fonseca. Avaliação dos benefícios da manutenção preventiva em edificações apoiada em modelo BIM. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A manutenção predial sempre foi uma atividade de extrema importância para a preservação adequada de edificações. Porém, com a chegada da Norma de Desempenho no cenário brasileiro, o assunto passou a ser fundamental na vida de qualquer profissional da construção civil. Pode-se compreender o processo construtivo como uma indústria invertida, em que o produto é fixo no local em que foi produzido e a fábrica é quem tem mobilidade (ao contrário do que ocorre em processos de fabricação convencionais). A edificação é, portanto, o produto e, como qualquer outro bem produzido numa indústria, precisa ter manuais de utilização, preservação e garantias. Aliado a isso, há o conceito trazido pelo Building Information Modeling, que agrega ferramentas de gestão às informações técnicas da construção, trazendo dados relativos a custos de implementação, cronograma da obra, desempenho da edificação e planos de manutenção. Esta última característica foi a explorada no presente trabalho: elaborouse um plano de manutenção simplificado para uma edificação habitacional, comparando os valores despendidos nas correções de falhas com os valores que seriam investidos na execução deste plano. Com isso, foi possível verificar a vantagem financeira da aplicação deste plano, em vez de realizar intervenções apenas depois da falha dos sistemas ou dos componentes da edificação. Além disso, verificou-se a aplicabilidade do BIM, por meio do software Autodesk Revit, no aspecto da inserção desses custos no modelo virtual 3D da edificação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons