Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VictorSilvaQueiroz_tcc.pdf2,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do ciclo de vida de emissão de CO2 na indústria do cimento : um estudo comparativo entre o cimento LC3 e o cimento Portland composto
Autor(es): Queiroz, Victor Silva
Orientador(es): Rêgo, João Henrique da Silva
Assunto: Cimento Portland - indústria
Aquecimento global
Impacto ambiental
Data de apresentação: 15-Fev-2018
Data de publicação: 15-Ago-2018
Referência: QUEIROZ, Victor Silva. Avaliação do ciclo de vida de emissão de CO2 na indústria do cimento: um estudo comparativo entre o cimento LC3 e o cimento Portland composto. 2018. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: É crescente a conscientização para redução do impacto ambiental de processos industriais, seja por organizações internacionais ou grupos de pesquisadores que incentivam o desenvolvimento sustentável das indústrias. No processo produtivo do cimento, produzem-se grandes impactos decorrentes principalmente das emissões de gases de efeito estufa e do consumo de recursos minerais e combustíveis fósseis. Tem-se observado como solução para reduzir os impactos da indústria do cimento em termos de emissão de gases, a incorporação de materiais cimentícios suplementares (MCS), como alternativa de substituição ao clínquer. Dentre os MCS ou adições minerais, destaca-se o fíler calcário e a argila calcinada, com os quais vêm sendo realizadas pesquisas para composição de um novo cimento conhecido como LC3 (Limestone Calcined Clay Cement). Portanto, têm-se como objetivo principal deste estudo realizar um estudo comparativo de emissão de CO2 do processo produtivo do cimento LC3, com teor de substituição de 50%, utilizando como referência o cimento Portland composto. Propõe-se a aplicação da ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). O software GaBi foi utilizado como suporte para realizar a ACV. O método de avaliação de impacto utilizado foi o CML 2001 e a categoria de impacto avaliada foi o potencial de aquecimento global quantificado em termos de emissão de CO2 equivalente. O projeto concluiu que o cimento LC3, com substituição de 50%, apresenta-se como solução ambientalmente preferível, com redução de aproximadamente 52% na emissão de CO2, atribuído principalmente à descarbonatação no processo de calcinação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.