Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20569
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TaysPereiraMiranda_tcc.pdf532,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorMiranda, Tays Pereira-
dc.identifier.citationMIRANDA, Tays Pereira. As representações sociais do ser professor na perspectiva de futuros educadores. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractBaseado nos conceitos de Moscovici e de Jodelet sobre a Teoria das Representações Sociais,compreendeu-se que as representações que o indivíduo tem são determinantes na maneira que ele se percebe e atua frente a situações reais. Segundo Gilly (2002) é possível a partir da Teoria das Representações Sociais compreender como os fatores sociais interferem sobre o processo educativo e seus resultados. Objetivou-se neste estudo identificar e analisar as representações que os alunos do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília possuem sobre o ser professor. Participaram desta pesquisa quarenta (40) estudantes de períodos variados, os quais responderam com seis (6) palavras a questão indutora: “Defina o que é, para você, ser professor”. Os resultados desta pesquisa apontaram para a representação do professor em sua prática docente e posição de agente de transformação social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordProcesso educativopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleAs representações sociais do ser professor na perspectiva de futuros educadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-22T11:39:01Z-
dc.date.available2018-08-22T11:39:01Z-
dc.date.submitted2015-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20569-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Based in the concepts of Moscovici and Jodelet about the Theory of Social Representations, it was made clear to us that the representations developed by the subject are determiners in the way that he realizes and act in front of real situations. According with Gilly (2002) is possible from the Theory of Social Representations comprehend how the social facts interfere on the educative process and your results. The objective in this study was identify and analyze the representations of students from the Faculty of Education at the University of Brasilia posses about be a professor. Participated of this research forty (40) students of varying periods. They answered with six (6) words the inducer question. Define what is for you be a professor. The results of this research indicated to the representation of the professor in your teaching practice and your position of agents of social transformation.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons