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Título: Turismo e longevidade : ações do Ministério do Turismo (MTUR) e Serviço Social do Comércio (SESC)
Autor(es): Souza, Priscila Gomes de
Orientador(es): Aldrigue, Natália de Sousa
Assunto: Turismo - políticas públicas
Terceira idade
Idosos - qualidade de vida
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 23-Ago-2018
Referência: SOUZA, Priscila Gomes de. Turismo e longevidade: ações do Ministério do Turismo (MTUR) e Serviço Social do Comércio (SESC). 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O crescimento populacional é algo natural e presente na sociedade ao longo dos anos. Em meio a isto, está a população que compreende pessoas que possuem 60 anos ou mais em idade, com perspectivas de se tornar cada vez mais crescente devido ao aumento da expectativa de vida. Assim, o presente trabalho propõe estudar o crescimento da terceira idade na população brasileira, ressaltando sobre a importância de um mercado turístico com ações voltadas a este público, implicado pela qualidade de vida. Para isto, debruçamos nosso olhar sob o poder público (MTur) e setor privado (SESC) afim de analisar como eles se posicionam por meio de projetos ou ações para que ocorra a integração da Terceira Idade ao Turismo, por meio de segmentação turística ou não. Portanto, a análise se baseou no extinto Programa Viaja Mais Melhor Idade do Ministério do Turismo (MTur) e a atividade de Turismo Social do Serviço Social do Comércio (SESC), onde identificamos, como resultado da análise, o envolvimento do público da terceira idade no turismo em ações tanto no MTur, mesmo com a extinção de seu programa, quanto no SESC, onde mesmo não havendo segmentação de mercado voltada ao público idoso – por caráter social do SESC, há a preocupação de atendimento condizente com as demandas que este público determina. O setor privado analisado segue prioridades nos planejamentos do Turismo Social que conseguem condizer com as exigências do público idoso e o setor público, de certa forma, ainda possui um trabalho que abrange este público, por meio da sensibilização da oferta.
Abstract: Population growth is something natural and present in the long life of the years. In the midst of this, it is a population that is 60 years old or more in age, with prospects of becoming more and more emergent to the increase of the life expectancy. Thus, the present work is to study the growth of the elderly in the Brazilian population, emphasizing the importance of a tourism market aimed at this public, implied by the quality of life. For this, we look at the public power (MT) and the private sector (SESC) through an opinion study on the scenario of projects and actions for the integration of the Third Age to Tourism, through tourism segmentation or do not. Therefore, the analysis was based on the program of the Social Service of Commerce (SESC), where it identified, as a result of the analysis, the involvement of the elderly public in the. Tourism in Stocks both in the MTur, even with its program extinction, as in the SESC, where even though there is no segmentation of the market aimed at the public. The private sector is primarily responsible for planning tourism, which has as its objective the requirement of the old public and the public sector to have a labor market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
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