Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ElisaCarrerIamashita_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação de otimização de carteiras segundo os métodos lower partial moment e média–variância
Autor(es): Iamashita, Elisa Carrer
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Avaliação de risco
Finanças
Investimentos
Data de apresentação: 24-Mai-2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: IAMASHITA, Elisa Carrer. Comparação de otimização de carteiras segundo os métodos lower partial moment e média–variância. 2018. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho seminal de Markowitz (1952) contribui para o campo das finanças ao estabelecer conceitos que viabilizaram o primeiro framework para otimização de carteiras, impactando não somente os estudiosos, mas também a prática de investidores e profissionais. No entanto, novas medidas de risco surgiram como alternativas para mensurar o risco de portfólios. Uma delas consiste em mensurar o risco considerando a probabilidade de ocorrência de performance abaixo de um alvo desejado. O objetivo deste trabalho é determinar carteiras ótimas, considerando o trabalho de Markowitz e a medida Lower Partial Moment (LPM). Utilizando a heurística proposta por Estrada (2008), foi verificado qual o melhor método para minimizar risco. Observou-se que as carteiras de menor risco foram aquelas que utilizaram a medida LPM, sendo que para a amostra utilizada, as carteiras de média-variância foram mais eficientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons