Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DiegoLuizMarquesFerreira_tcc.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um programa, dois momentos : como a mudança de linguagem afetou o engajamento online do Observatório Sismológico da UnB
Autor(es): Ferreira, Diego Luiz Marques
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: UnBTV
Linguagem audiovisual
Comunicação pública
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: FERREIRA, Diego Luiz Marques. Um programa, dois momentos: como a mudança de linguagem afetou o engajamento online do Observatório Sismológico da UnB. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho tem por objetivo constituir uma memória e um relato da experiência do processo de experimentação de mudança de linguagem do programa audiovisual Informe de Sismologia, produzido pela UnBTV, que descreve os eventos sísmicos que ocorrem no Brasil e é publicado em canais digitais. A partir de minha vivência como estagiário da UnBTV, responsável pela implementação de recursos de linguagem cômicos e de humor, narro o processo de realização dos vídeos produzidos em 2017. Além disso, analiso o engajamento (interação e relacionamento com o público online) dos internautas que acompanhavam os programas, por meio de investigação quantitativa e qualitativa de seis Informes publicados no canal da UnBTV no YouTube e na página da Observatório Sismológico da Universidade de Brasília no Facebook. Os episódios são descritos e comparados através de uma tabela de elementos presentes ou ausentes em cada um deles. Por fim, os resultados mostraram que o engajamento varia de acordo com a plataforma. No entanto, a diferença é muito superior se levado em consideração a repercussão das diferentes linguagens na página do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília no Facebook.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons