Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EmmelineDeSantanaPortela_tcc.pdf13,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorViana, Mauro Giuntini-
dc.contributor.authorPortela, Emmeline de Santa-
dc.identifier.citationPORTELA, Emmeline de Santa. Embriagado de amor e sangue negro: manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Anderson. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRevelado para a indústria cinematográfica no início da década de 1990, após ter um curta-metragem selecionado pelo laboratório do Sundance Film Festival, o diretor norte-americano Paul Thomas Anderson é considerado um dos principais nomes da renovação do cinema dos Estados Unidos nas últimas duas décadas. Abordando temas que vão desde o esvaziamento cultural sofrido pela sociedade ocidental até o papel da figura masculina na contemporaneidade, Anderson dirigiu e roteirizou oito filmes de longametragem ao longo de seus 22 anos de carreira. Contudo, além dos eixos temáticos apresentados, existem outros elementos que dão unidade a sua obra, tal como o desenvolvimento de personagens socialmente desajustadas, isoladas, que demonstram inabilidade em se comunicar e, muitas vezes, encontram no silêncio um refúgio para seus conflitos. Outra característica marcante das tramas enredadas por Anderson é o uso da música como componente crucial para a compreensão do estado de espírito de suas personagens e do discurso construído pelo diretor. Diante desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as produções Embriagado de amor e Sangue negro, dirigidas por Anderson, com o intuito de compreender de qual maneira o cineasta utiliza a incomunicação e o silêncio como elementos narrativos. Para tanto, foi realizada uma breve contextualização acerca da história do som e do silêncio no cinema, bem como a fundamentação de tópicos como a função dos diálogos e da música nos filmes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema - enredos, temas etc.pt_BR
dc.subject.keywordPersonagens no cinemapt_BR
dc.subject.keywordMúsica para cinemapt_BR
dc.titleEmbriagado de amor e sangue negro : manifestações de silêncio verbal e incomunicação nos filmes de Paul Thomas Andersonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T11:43:18Z-
dc.date.available2018-08-28T11:43:18Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20610-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Revealed for the film industry in the early 1990s, after one of his short films was selected by the Sundance Film Festival's lab, American director Paul Thomas Anderson is considered one of the top names in American filmmaking in the last two decades. Addressing subjects ranging from the cultural emptying of Western society to the role of the male figure in contemporary times, Anderson directed and wrote eight feature-length films throughout his 22-year career. In addition to the thematic axes presented, there are other elements that give unity to his work, such as the development of misfit and isolated characters, who show inability to communicate and often find in silence a refuge for their conflicts. Another striking feature of the plots entangled by Anderson is the use of music as a crucial component in understanding the mood of his characters and the director's own discourse. In this context, the present work aims to analyse the films Punch-drunk love and There will be blood, directed by Anderson, in order to understand how the filmmaker uses incommunication and silence as narrative elements. For that, a brief contextualization was made on sound and silence in film history, as well as the function of dialogues and music.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20610-
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons