Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KarineRodriguesAfonseca.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil pré-operatório de idosos submetidos a artroplastia total de quadril em um hospital de reabilitação
Autor(es): Afonseca, Karine Rodrigues
Orientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: Osteoartrite
Idosos - cirurgia
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: AFONSECA, Karine Rodrigues. Perfil pré-operatório de idosos submetidos a artroplastia total de quadril em um hospital de reabilitação. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A artroplastia total do quadril (ATQ) é um procedimento cirúrgico que visa a substituição da articulação desgastada por próteses implantadas diretamente no osso, sua indicação está relacionada com o desgaste articular grave causado pela osteoartrose (OA) ou fratura proximal de fêmur. É frequente a utilização do tratamento cirúrgico por idosos, que é uma população em que a OA é frequente e causa dor e incapacidade. O objetivo foi traçar o perfil pré-operatório dos idosos submetidos a ATQ, realizadas em um hospital público de reabilitação localizado em Brasília. Estudo de caráter quantitativo, transversal, descritivo com uma amostra 229 pacientes. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão foram lidos 170 prontuários de pacientes submetidos a ATQ no ano de 2012 a 2016, com mais de 60 anos. Foram coletados dados relacionado com o perfil social, demográfico, clínico e de funcionalidade. A maioria eram mulheres (50%), residentes no Distrito Federal (62%), com idade média de 69 anos, casadas (59%), com mais de 8 ano estudados (64%). 29% relataram incapacidades para realizar AVD (29%) ou AIVD (42%). O sobrepeso (44%) foi mais frequente, a osteoartrose foi a principal etiologia do desgaste da articulação femoral (68,8%), o tempo médio de tratamento clinico até o desfecho da cirurgia foi de 5 anos ±6,88, a hipertensão arterial (63%) foi a principal morbidade diagnosticada, 27% dos idosos relataram histórico de quedas, 30% faziam uso de mais de 5 medicações e 22% tinham incontinência urinária. O estudo mostrou que a população estudada é vulnerável para o desenvolvimento de declínio funcional e ou cognitivo, sendo necessário acompanhamento geriátrico e gerontológico no pré-operatório para reduzir esses riscos e possibilitar melhor recuperação no pós-operatória e reduzir riscos de queda e fratura antes e depois da cirurgia, garantindo maior aproveitamento dos benefícios da ATQ pelo idoso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde da Pessoa Idosa



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons