Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RayssaLunaRodriguesReis.pdf569,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benefícios da inclusão digital na vida da pessoa idosa : revisão de literatura
Autor(es): Reis, Rayssa Luna Rodrigues
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Assunto: Idosos - qualidade de vida
Inclusão digital
Data de apresentação: Mai-2017
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: REIS, Rayssa Luna Rodrigues. Benefícios da inclusão digital na vida da pessoa idosa: revisão de literatura. 2017. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O crescente desenvolvimento de novas tecnologias vem modificando o modo de vida das pessoas. Portanto para que haja uma sociedade incluída digitalmente é preciso que todos conheçam os benefícios e tenham acesso a tecnologias da informação e comunicação, inclusive a população idosa. O objetivo deste estudo é identificar os benefícios da inclusão digital na vida da pessoa idosa no Brasil. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura. Os critérios de inclusão foram: artigos em português, disponíveis online, que retratassem a temática referente a inclusão digital e a pessoa idosa e indexados nos bancos de dados LILACS e MEDLINE nos últimos dez anos. Os resultados mostram que a inclusão digital de pessoas idosas traz benefícios que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, reduzir o isolamento social, dar ao idoso papel ativo nos cuidados com a própria saúde. O e-mail foi identificado como a ferramenta de comunicação mais utilizada por pessoas idosas. Conclui-se que ao perceber os benefícios da inclusão digital os idosos, em sua maioria, estão buscando incluir-se digitalmente, porém é necessário garantir acesso mais amplo a estas tecnologias e desenvolver mais pesquisas que abordem a inclusão digital considerando o acesso à internet por outras ferramentas que não apenas o computador, como caixas eletrônicos, celulares/smartphones e aparelhos com tela touch screen.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde da Pessoa Idosa



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons