Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaArielSousaAlmeida_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Médicos intercambistas : motivação, capacitação e vivências no Programa Mais Médicos
Autor(es): Almeida, Ana Ariel Sousa
Orientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: Serviços de saúde
Medicina social
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 11-Set-2018
Referência: ALMEIDA, Ana Ariel Sousa. Médicos intercambistas: motivação, capacitação e vivências no Programa Mais Médicos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Para mudar o panorama de escassez de médicos, foi instituída a Medida Provisória nº 621 de 08 de julho de 2013, o Programa Mais Médicos (PMM), com vários objetivos, entre eles, diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde-SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde e fortalecer a prestação de serviços na atenção básica no país. Objetivos: Analisar as dimensões motivacionais, educativas e vivenciais dos médicos inseridos no Programa Mais Médicos. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva do construcionismo social, realizada no município de Valparaíso de Goiás, com participação de 10 médicos, tendo como instrumento uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio do mapa de associação de ideias. Resultados e Discussão: O foco dos sentidos referiram-se: a) aventura de conhecer outro país como Brasil; b) Forte vocação para atendimento a comunidade; c) Capacitação sobre o Sistema Único de Saúde; d) Conhecimento sobre manejo clínico das arboviroses, dengue, zika e chikungunya; e) Vivências da prática de renovação de receita; f) o número elevado de casos de depressão que chega ao serviço e a novidade da tuberculose. Considerações finais: As dimensões para estar no programa possibilitam o aprimoramento sobre o SUS e da clínica, integrando saberes e ações articuladas às estruturas sociais, considerando o contexto do serviço onde eles estão inseridos. Viu-se, com a pesquisa, que é necessário pensar formas de cuidar que considere, o diálogo, redes sociais, articulação da rede e identificação de redes
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.