Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnnaPaulaDeSouzaCunha_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de estoque hospitalar : um estudo de caso na farmácia de um hospital público do Distrito Federal
Autor(es): Cunha, Anna Paula de Souza
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Controle de estoque
Gestão de estoque
Farmácia hospitalar
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 11-Set-2018
Referência: CUNHA, Anna Paula de Souza. Gestão de estoque hospitalar: um estudo de caso na farmácia de um hospital público do Distrito Federal. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Devido às crises constantes na área hospitalar, principalmente quando se diz respeito aos hospitais públicos, faz-se de grande importância estudos e pesquisas na área da saúde. Visando compreender como funciona parte das atividades internas de um hospital público, é pertinente que cada vez mais a boa condução de uma estrutura logística permeie qualquer tipo de organização. Dentre as diversas funções exercidas dentro de um hospital, a farmácia hospitalar compreende o processo de assegurar a todo o hospital a oferta de medicamentos com qualidade e eficiência para atender às diversas demandas exigidas de acordo com a necessidade de cada paciente ou setor. Assim, o objetivo desse estudo é analisar o processo logístico da gestão de estoques da farmácia hospitalar de um hospital público de grande porte situado em Brasília-DF. Esta pesquisa compreende um estudo de caso de natureza qualitativa, estruturado por meio de entrevistas e observação direta do local de estudo. Identificou-se que os principais problemas na gestão de estoques são relativos à má gerência dos estoques, onde não se tem um controle a posteriori dos insumos pós distribuição, assim como falta uma boa comunicação entre as unidades do hospital atendidas pela farmácia que poderia até reduzir os pedidos feitos mensalmente; aos constantes cortes de orçamento prejudicando a boa administração do setor como também a manutenção de pessoal que se encontra em menor quantitativo que o desejado, parte essa também afetada pelo repasse de verba pública, pois os profissionais são contratados por meio de concurso público e sem orçamento suficiente não há condições de fazer novos certames e possíveis nomeações. Com o embasamento da literatura, análise da situação estudada e um mapeamento de processos foi possível identificar lacunas que dificultam uma melhor gestão, sendo possível propor melhorias que beneficiarão a organização e a sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons