Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EdilbertoHermesdeAguiar.pdf476,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança corporativa : a aplicabilidade do conceito e técnicas em organizações cooperativas
Autor(es): Aguiar, Edilberto Hermes de
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Governança corporativa
Processo decisório
Data de apresentação: 20-Jul-2011
Data de publicação: 16-Out-2011
Referência: AGUIAR, Edilberto Hermes de. Governança corporativa: a aplicabilidade do conceito e técnicas em organizações cooperativas. 2011. 69 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O advento das técnicas modernas de gestão trouxe uma série de benefícios à vida social, mas também resultou numa maior complexidade e diversidade dos modelos de organização, assim como de seus relacionamentos e problemas. Um desses relacionamentos essenciais às organizações modernas é o de agente e principal (ou administrador e proprietários), resultante da separação entre propriedade e gestão. Essa separação tem como sintoma uma série de conflitos e o desenvolvimento de sistemas de controle, que são estudados pelo que se chama Governança Corporativa, um conceito relativamente recente e ainda não plenamente consolidado quanto ao entendimento de seu escopo. Este estudo busca construir uma reflexão sobre o conceito de Governança Corporativa e, em especial, sobre como, e se, é possível sua aplicação às organizações cooperativas, que são empresas particulares quanto ao relacionamento administrador e proprietários. Para isso,optou-se por uma abordagem bibliográfica do conceito e a identificação de um processo organizacional no qual ele se faz bastante presente, que é o processo decisório. Para exemplificar a aplicação prática da governança às organizações cooperativas, foi também feito um estudo de caso com uma cooperativa do Distrito Federal, a COOPLEM idiomas. As inferências permitidas pela reflexão bibliográfica do conceito e pela análise do estudo de caso demonstram haver compatibilidade e aplicabilidade das técnicas de governança neste tipo de organização e, ainda,indicam a prática já usual de princípios e mecanismos de governança em cooperativas. O estudo ainda aponta para a necessidade de aprofundamento do tema e para a ampla possibilidade de produção de trabalhos na área.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.