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Título: Análise comparativa de métodos de auditoria de segurança viária com foco na etapa de inspeção
Autor(es): Porto, Christophe de Morais
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Acidentes de trânsito
Segurança de trânsito
Rodovias
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 8-Out-2018
Referência: PORTO, Christophe de Morais. Análise comparativa de métodos de auditoria de segurança viária com foco na etapa de inspeção. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho tem como tema principal a segurança viária no Brasil. Os estudos realizados tiveram como foco ferramentas de auditoria que permitem a mensuração da potencialidade de riscos em rodovias. Essa temática torna-se relevante dada a dimensão que os acidentes de trânsito tomaram no país, responsáveis por mais de 40 mil mortes anualmente - das quais 20% ocorrem em rodovias federais – e deixando outros 26 mil gravemente feridos segundo relatórios de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Os mesmos relatórios ainda estimam que os acidentes ocorridos nas rodovias federais custaram aos cofres públicos e à população cerca de 12 bilhões de reais no ano de 2014. Esse cenário faz com que os acidentes em rodovias federais representem uma das principais causas de morte no país e por esse motivo a sua abordagem com enfoque na busca de soluções passa a ter um apelo social e econômico. Para tanto, se faz necessária a tomadas de medidas preventivas. Uma das primeiras medidas cabíveis é a identificação dos trechos das rodovias cujas características físicas compactuam com a origem de acidentes e que necessitam de intervenções. Esse trabalho teve como objetivo a comparação de dois métodos de inspeção e de identificação de riscos: o método de “Classificação por Estrelas” desenvolvido pelo Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (ISP) e o método do Índice de Segurança Potencial desenvolvido por Nodari (2003). Tal comparação foi realizada por meio de um estudo de caso aplicado a um segmento de 203 quilômetros de extensão da BR-364/MT, e os resultados apontaram que o método de Classificação por Estrelas apresentou em sua avaliação segmentos com diferentes níveis de segurança, destacando-se alguns segmentos com alto índice de criticidade, enquanto que os resultados do método ISP, de modo geral, apontaram os mesmos segmentos com razoável potencial de segurança. Ao motivo desse contraste atribuiu-se as diferentes etapas metodológicas de cada método que se encontram melhor detalhadas no trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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