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Título: Análise do comportamento dinâmico de passarelas submetidas à ação de pedestres
Autor(es): Hora, Karoline Matos da
Orientador(es): Carvalho, Graciela Nora Doz de
Assunto: Pontes
Concreto
Deformações (Mecânica)
Data de apresentação: 18-Jun-2018
Data de publicação: 9-Out-2018
Referência: HORA, Karoline Matos da. Análise do comportamento dinâmico de passarelas submetidas à ação de pedestres. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Passarelas são estruturas que têm como objetivo permitir uma travessia segura e confortável dos pedestres, interferindo minimamente no trânsito, no entorno e na paisagem urbana. A evolução nas técnicas de dimensionamento e o aumento das opções de materiais, sistemas estruturais e construtivos a serem empregados são fatores que contribuíram para a execução de estruturas mais esbeltas. Consequentemente, essas construções têm se tornado mais suscetíveis a vibrações que causam desconforto aos usuários. O estudo de vibrações trata-se de um assunto complexo devido à dificuldade de caracterização das cargas provenientes das atividades humanas. Muitas vezes as simplificações feitas pelas normativas não representam o carregamento real ao qual a estrutura está submetida de forma adequada. Particularmente, as normas brasileiras não abordam esse assunto de forma especial levando os projetistas a considerar a estrutura como submetida unicamente a cargas estáticas. Diante disso, este trabalho propõe o estudo de diferentes normativas tanto nacionais quanto internacionais e a aplicação das suas diretrizes a duas passarelas estudadas por outros autores. A primeira passarela trata de uma estrutura de concreto cuja análise foi feita no programa SAP 2000. Com os resultados encontrados, foi possível notar que a passarela necessitaria de um redimensionamento visto que apresenta frequências abaixo dos limites mínimos normativos. A segunda passarela é uma estrutura de aço cuja análise foi feita no programa STRAP. Observou-se que devido ao dimensionamento dela ter sido feita com base na norma francesa, ela apresentou resultados melhores que a primeira passarela em relação aos diferentes códigos internacionais. O estudo desenvolvido permitiu identificar as normas mais conservadoras e os aspectos não contemplados pelas normas brasileiras.
Abstract: Footbridges are structures that aims to allow a safe and comfortable crossing for pedestrians, interfering minimally in the traffic, nearby and in the urban space. The evolution in design techniques and new options of materials, structural and constructive systems are factors that have contributed for more slenderness structures. Therefore, these buildings have become more susceptible to vibrations that cause discomfort to the users. The study of vibrations is a complex subject because it is difficult to characterize loads coming from human activities. Many times, the simplifications made by regulations do not represent the real load of the structure properly. Particularly, Brazilian regulations do not deal with this carefully, letting designers consider only static loads on this kind of structures. Thinking about it, this work proposes the study of different national and international codes applied to two footbridges already studied by another authors. The first footbridge is made of concrete whose analyze was done in software SAP 2000. Based on the results, it was possible to see that the footbridge needs to be redesigned because some frequencies are lower than the normative minimum limits. The second footbridge is made of steel whose analyze was done in software STRAP. It was possible to realize that it presents better results than the first structure for some international codes due to design had to been done with French normative. The study developed allowed identifying more conservative normatives and the aspects that are not contemplate in brazilian codes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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