Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarceloAugustoVasconcelos_tcc.pdf4,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma aplicação dos métodos das diferenças finitas e elementos finitos a problemas térmicos
Autor(es): Vasconcelos, Marcelo Augusto
Orientador(es): Pedroso, Lineu José
Assunto: Calor - transmissão
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 16-Out-2018
Referência: VASCONCELOS, Marcelo Augusto. Uma aplicação dos métodos das diferenças finitas e elementos finitos a problemas térmicos. 2018. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho estudou-se a condução de calor através de corpos sólidos, e se utilizou o Método das Diferenças Finitas (MDF) e Elementos Finitos (MEF) para analisar quatro casos simples exemplificando a distribuição de calor. Os métodos numéricos necessitam ter os seus domínios discretizados, no MDF essa discretização ocorre por meio de pontos nodais, já no MEF a discretização ocorre por meio de elementos finitos. Em ambos os métodos é formado um sistema linear de equações que precisa ser resolvido para obter o valor da temperatura; as rotinas computacionais desenvolvidas estão disponíveis no APÊNDICE A. Os Casos 1 e 2 são modelados em seus estados estacionários e transientes, além de serem tratados como problemas bidimensionais, o Caso 3 é um problema tridimensional estacionário e o Caso 4 é um problema axissimétrico modelado como problema estacionário bidimensional. Verificou-se que ambos os métodos tem resultados satisfatórios para a análise térmica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons