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Título: Monitoramento de sistemas de transporte e de rodovias com Arduino e SHIELD : GSM, GPS E GPRS
Autor(es): Trindade, Derick Horrana de Souza da
Orientador(es): Batistuta, Marcus Vinicius
Assunto: Rastreamento veicular
Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Data de apresentação: 9-Dez-2015
Data de publicação: 17-Out-2018
Referência: TRINDADE, Derick Horrana de Souza da. Monitoramento de sistemas de transporte e de rodovias com Arduino e SHIELD: GSM, GPS e GPRS. 2015. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a utilização do sistema de rastreamento e monitoramento de veículos dentro do perímetro urbano do Distrito Federal, com o foco aplicativo no levantamento de informações a respeito do trecho que vai da BR-020 até o final da EPIA Sul. A ideia principal será abordar a associação de dispositivos eletrônicos para a elaboração de um protótipo adequado para rastrear a localização do veículo (utilizando o GPS), delimitar uma área de interesse (trecho BR-020 ∕ EPIA Sul), ler os sinais dos sensores e transmitir mensagens (SMS) através de uma rede de telefonia celular (GSM). No trabalho também estará incluso uma solução, que envolve um sensor associado ao sistema embarcado, a ser instalada em veículos, que tenha a capacidade de identificar quando e onde o carro passou por um buraco. Ou seja, além de obter a posição georreferenciada, o dispositivo proposto irá monitorar em tempo real o estado de uma determinada rodovia. Ao longo dessa dissertação será descrita e mostrada a implementação do protótipo do sistema de monitoramento baseado em uma placa SHIELD GPS/GPRS/GSM V3.0 com a integração de um sensor MPU-6050, com giroscópio e acelerômetro acoplados. Essa placa, devidamente programada, será capaz de ler e interpretar os valores do sensor, transmitindo as informações coletas, por meio da rede GSM, a um computador portátil ou a um aparelho telefônico móvel. A posição instantânea do veículo será enviada junto com possíveis variações de aceleração e de direção em uma rodovia. A perturbação registrada será localizada por GPS, permitindo ao usuário identificar trechos da rodovia com buracos. As informações serão identificadas através do dispositivo e serão transmitidas e demonstradas em um notebook à medida que o veículo se movimenta. Este protótipo será desenvolvido de modo a permitir a instalação em qualquer veículo que necessite de um sistema de medição autônomo, com acelerômetro no eixo Z e um dispositivo GPS, para diagnóstico remoto. A intenção real será, portanto, adequar a implementação do trabalho, tanto para que exista um histórico de dados precisos que auxiliem as empresas e os órgãos públicos no monitoramento da frota de veículos quanto na manutenção de vias, afim de reduzir acidentes de trânsito ou quaisquer outros prejuízos provenientes das condições precárias das rodovias do Distrito Federal.
Abstract: This term paper has the purpose of analyze the tracking system usage and monitoring vehicles within the urban perimeter of Brasília-DF, focusing on survey of informations about the stretch from the BR- 020 to the end of EPIA South. The main idea will be approach the association of electronic devices for the preparation of an appropriate prototype to track the vehicle's location (using GPS), delimits an area of interest (BR- 020 / EPIA southern stretch), reads the sensor signals and transmits messages (SMS) via a mobile network (GSM). In the term paper will also be included a solution that involves a sensor associated with the embedded system to be installed in vehicles, which has the ability to identify when and where the car passed over a hole. It means that the proposed device obtains the geo-referenced position and monitors in real time the status of a particular highway. Along this essay will be described and shown the implementation of the monitoring system prototype based on a board SHIELD GPS / GPRS / GSM V3.0 with the integration of a MPU- 6050 sensor, with coupled gyroscope and accelerometer. This board, properly programmed, will be able to read and interpret the sensor values, transmitting the collected information via GSM network, a laptop or a mobile phone. The instantaneous position of the vehicle will be sent with possible variations in acceleration and direction on a highway. The recorded disturbance will be located via GPS, allowing the user identify regions with holes. The information will be highlighted on the device as the vehicle moves. This prototype will be developed to permit installation in any vehicle that needs other remote diagnostic possibilities. The real intention will be the implementation of the work, to have an accurate historical data that help businesses and government agencies in monitoring the fleet of vehicles, as the maintenance of roads in order to reduce traffic accidents or any other damages from the poor conditions of the roads of the Brasília-DF.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2015.
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