Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MesaqueVidalRolim_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do perfil do profissional da informação para a atuação como cientista de dados em ambientes de big data : uma perspectiva a partir das disciplinas do curso de Biblioteconomia da UnB
Autor(es): Rolim, Mesaque Vidal
Orientador(es): Victorino, Márcio de Carvalho
Assunto: Bibliotecários - formação profissional
Big Data
Ciência da informação
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 25-Out-2018
Referência: ROLIM, Mesaque Vidal. Análise do perfil do profissional da informação para a atuação como cientista de dados em ambientes de big data: uma perspectiva a partir das disciplinas do curso de Biblioteconomia da UnB. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho busca contextualizar e conceituar a área de ciência da informação, ciência de dados, bem como o ambiente big data. O estudo tem como objetivo apresentar o perfil do profissional da informação, tal e qual, as contribuições que este pode trazer ao ambiente de grande volume de dados e à ciência de dados. Como metodologia é utilizada a pesquisa bibliográfica em conjunto com uma análise de currículo do curso de biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB), com intuito de identificar as competências esperadas do profissional da informação e do cientista de dados, assim como se há preparação do profissional da informação, em princípios básicos, para poder atuar no mercado de ciência de dados. Os resultados são apresentados por meio de um quadro comparativo entre as habilidades esperadas de um cientista de dados e aquelas previstas no profissional da informação. Além disso, são apontadas as disciplinas do curso da UnB identificadas como relevantes para atuação do futuro profissional da informação como cientista de dados, bem como a associação dessas disciplinas com o conjunto de habilidades almejadas no cientista de dados. Em conclusão, verifica-se haver espaço para o profissional da informação na área de ciência de dados, mesmo sendo um campo visto, em predominância, por meio da ciência da computação e estatística. De mais a mais, constata-se existir, no curso de biblioteconomia da UnB, um conjunto de disciplinas que permitem o desenvolvimento de competências basilares para a compreensão da área de ciência de dados.
Abstract: The purpose of this research is to contextualize and to conceptualize the information science area, data science and big data environment. This study aims to present the profile of the information professional, as well as their contributions to the environment of large volume data and data science. As methodology, bibliographic research was used in conjunction with a curriculum analysis of the librarianship course of University of Brasília (UnB) in order to identify expected competences of the information professional and the data scientist, as well as if there is preparation of those professionals, in basic principles, to be able to act in the data science market. The results are presented through a comparative table between the expected abilities of a data scientist and those predicted in the information professional. In addition, it is presented the disciplines of the UnB course identified as relevant for the performance of the future information professional as a data scientist, as well as the association of these disciplines with the set of skills required in a data scientist. In conclusion, there is space for the information professional in data science area, despite the fact that this is a field predominantly explored by computer science and statistics. Furthermore, it is verified that there is, in the UnB course of librarianship, a set of disciplines that allows the basic skills development for comprehension of data science area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons