Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NaraLisPimentelGomes_tcc.pdf569,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entraves e desafios na construção recente da política indigenista no Brasil : arenas, problemas e interações (controvérsias) entre atores
Autor(es): Gomes, Nara Lis Pimentel
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Índios - relações com o governo
Política indigenista
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 5-Nov-2018
Referência: GOMES, Nara Lis Pimentel. Entraves e desafios na construção recente da política indigenista no Brasil: arenas, problemas e interações (controvérsias) entre atores. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta monografia constrói um modelo explicativo para o travamento da política indigenista no Brasil recente, a partir da assunção dos conceitos de arena, problemas públicos, interações (controvérsias) entre os atores. A partir de um posicionamento cognitivo pós-positivista em uma abordagem pragmatista, a metodologia utiliza-se de uma análise qualitativa, de tipologia descritiva e explicativa entrevista, utilizando técnicas de pesquisa documental primária, secundária e entrevista. Percebeu-se que os retrocessos, em uma perspectiva de políticas indigenistas são uma constante enquanto os avanços foram poucos. Ao mesmo tempo, os problemas públicos que conformam as arenas orbitantes à questão indígena dificilmente conseguem sair da esfera do interesse especializado. Com isso, mostrou-se que a construção de uma matriz explicativa contendo avanços e retrocessos permitiu compreender que os retrocessos tinham também uma cara de continuidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons