Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WalyssonBarrosDaSilva_tcc.pdf773,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da implementação do Programa InovAtiva Brasil
Autor(es): Silva, Walysson Barros da
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Inovações tecnológicas
Startup
Negócios
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Nov-2018
Referência: SILVA, Walysson Barros da. Análise da implementação do Programa InovAtiva Brasil. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa procura identificar os instrumentos de implementação utilizados pelo Programa InovAtiva Brasil para facilitar o desenvolvimento de novas startups, com o objetivo de descrever a implementação do Programa a partir do arranjo dos instrumentos e observar a sua adequação aos objetivos da política. As Startups enfrentam maiores dificuldades no gerenciamento dos seus negócios, quando comparadas aos negócios tradicionais, pois, o setor é mais dinâmico e as respostas das soluções podem ser percebidas antes da identificação do público a que elas irão se destinar. Os objetivos específicos da pesquisa foram identificar os instrumentos e o modo de operação utilizados pelo Programa InovAtiva; analisar os instrumentos e o modo de operação, confrontando com os objetivos declarados; observar a adequação dos instrumentos utilizados com o objetivo da Política. A principal proposta da pesquisa foi esclarecer como os gestores organizaram os seus recursos para solucionar o problema público identificado e como eles traduziram esses recursos nas atividades do programa. Assim, o esforço da pesquisa se traduz em compreender um fenômeno, onde, a melhor estratégia para explica-lo é o Estudo de Caso. Para tanto, foram utilizados o levantamento bibliográfico prévio, a técnica de observação, entrevistas não-estruturadas, pesquisa documental. A pesquisa permitiu concluir que os gestores utilizam redes organizacionais (organization networks) para conduzir o programa, além de realizar a coordenação entre diversos instrumentos para atingir o objetivo proposto. Ainda como resultado de pesquisa, foi possível perceber a constante adaptação do programa para melhor atender aos objetivos, levando em consideração os feedbacks obtidos durante cada ciclo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20950
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons