Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WilliamSoaresFreitas_tcc.pdf633,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMakiuchi, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.authorFreitas, William Soares-
dc.identifier.citationFREITAS, William Soares. Política cultural: a cultura da população negra no contexto da Política Nacional de Cultura. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar as influências da cultura da população negra no contexto da Política Nacional de Cultura, a considerar, principalmente, as três Conferências Nacionais de Cultura. Para isso, uma contextualização em torno das experiências e expressões culturais da população negra no Brasil são emergidas nas linhas deste estudo. Por compor o campo das pesquisas qualitativas, os marcadores metodológicos aqui assumidos são: estudo bibliográfico, análise de conteúdo e a perspectiva da instrumentação da ação pública, para apreensão e tratamento das Conferências Nacionais de Cultura, dos editais da Fundação Cultural Palmares e do Ministério da Cultura. Foram consideradas, essencialmente, na análise, as propostas e moções que trataram da cultura negra e os editais materializados a partir das Conferências, entendendo-os como instrumentos da ação pública. Os contornos das percepções acerca dos resultados demostram como o campo da cultura concentra as políticas culturais para o povo negro, e como elas são, no discurso, apresentadas e construídas em torno dos eixos que sustentam as Conferências Nacionais de Cultura, sendo eles: gestão e institucionalidade da cultura; cidadania e direitos culturais; produção simbólica e diversidade cultural; e economia da cultura. As propostas que tiveram maior materialização nos editais pertencem aos eixos de produção simbólica e economia da cultura. À guisa da conclusão constatou-se que o Estado assume determinada responsabilidade quanto à constituição das políticas de cultura da população negra, contudo, a maneira como é assumida traduz a construção limitada em torno da leitura da cultura negra nos arquétipos da “cultura popular” e do “folclore” em especial na gestão e institucionalidade das políticas culturais, como também, nas políticas de cidadania e direitos culturais. O campo da cultura, por estar introjetado nas estruturas estatais arquitetadas historicamente em torno do racismo sistêmico, não se exime em reproduzir as lógicas da racialização nas políticas de cultura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordNegros - identidade racialpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - culturapt_BR
dc.titlePolítica cultural : a cultura da população negra no contexto da Política Nacional de Culturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-05T12:58:56Z-
dc.date.available2018-11-05T12:58:56Z-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20951-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research analyzes the influences of black culture into the context of National Culture Policy considering the three National Conferences on Culture. Thus, the study brings a contextualization about black culture in Brazil. The research is qualitative, so the methodological markers used for apprehension and treatment of the “Conferências Nacionais de Cultura”, the “editais” from the “Fundação Cultural Palmares” and the “Ministério da Cultura” are bibliographic study, content analysis and perspective of public instrumentation. The analysis considered the proposals and motions dealing with black culture and the “editais” materialized from the Conferences. Moreover, the analysis understand them as instruments of the public action. The perceptions about the results show how the field of culture concentrates the cultural policy to black people. Furthermore, it shows how they are (in speech) presented and constructed around the axes that support the “Conferências Nacionais de Cultura”: management and institutionality of culture; citizenship and cultural rights; symbolic production and cultural diversity; culture economy. The proposals that had greater materialization in the edits belong to the axes of symbolic production and culture economy. Therefore, the research found that the State assumes a certain responsibility for the constitution of the policies of culture of the black population. However, the way it is assumed translates the limited construction around the reading of black culture in the archetypes of the “cultura popular” and the “folclore”, in particular in the management and institutionality of cultural policies as also the citizenship policies and copyright. The field of culture is introjected into state structures historically architected, so it reproduces the logic of the systemic racism from the cultural policies.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons