Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20954
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ErenaldoDaCostaSilva_tcc.pdf951,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da educação financeira nos anos iniciais da escolarização
Autor(es): Silva, Erenaldo da Costa e
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Consumo consciente
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Nov-2018
Referência: SILVA, Erenaldo da Costa e. A importância da educação financeira nos anos iniciais da escolarização. 2016. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em uma sociedade em que o consumo excessivo e indiscriminado está em destaque faz-se necessário que as questões relativas à Educação Financeira, ao consumo consciente e às noções de poupança e de investimento sejam discutidas junto nos anos iniciais da Educação Básica. Nesse sentido a escola tem um papel fundamental na formação da pessoa cidadã possibilitando um entendimento crítico do mundo que as cerca, tornando-as pessoas atuantes na sociedade de forma consciente na tomada de decisões. A inserção da Educação Financeira no início da escolarização pode ajudar na formação de adultos mais responsáveis financeiramente. Daí a importância de explanar não só o conceito de Educação Financeira, mas também as dimensões temporal e espacial que ela abrange, pois o conhecimento sobre Educação Financeira possibilita uma série de benefícios para quem está preparado para trilhar o caminho do aperfeiçoamento pessoal no trato com o dinheiro. Como benefícios que a Educação Financeira pode proporcionar identificam-se: a melhora na qualidade do consumo, a diminuição do estresse, maior valor aos bens materiais, uma vida mais equilibrada, auto avaliação pessoal, melhor planejamento do futuro e uma vivência melhor do presente. Sabe-se que a Educação Financeira é muito mais que ferramenta de cálculos ela é uma leitura da realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva. Este estudo tem como finalidade avaliar a importância dos pais e da escola na formação de cidadãos cientes de seu papel no desenvolvimento econômico e social do país.
Abstract: This study will consist of three major chapters, which will deal with the general theory of Financial Education and its main concepts, developments in educational policy as an incentive for Financial Education in Brazil, and other important topics for in-depth understanding of the Financial Education in the early grades and their importance to society. In a society where excessive and indiscriminate use is highlighted it is necessary in early childhood education, instilling in children the importance of financial education, conscious consumption, savings and investment. In this sense the school has a fundamental role in the formation of citizen person providing a critical understanding of the world around them, making people active in consciously society in decision-making. The inclusion of financial education in early education can help in the formation of more financially responsible adults. Hence the importance of explaining not only the concept of financial education, but also the temporal and spatial dimensions that covers it, because knowledge on Financial Education provides a number of benefits for those who are prepared to walk the path of personal improvement in dealing with the money. As benefits that financial education can provide are identified: improving the quality of consumption, decreased stress, greater value to material goods, a more balanced life, personal self assessment, better planning for the future and a better experience of this. It is known that financial education is more than calculation tool it is a reading of reality, of life planning, prevention and individual and collective fulfillment. This study aims to assess the importance of parents and school in the formation of citizens aware of their role in economic and social development of the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons