Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelLuizDeQueirozTellesEduardo_tcc.pdf471,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento do futebol profissional no DF : driblando barreiras e facilitando o jogo
Autor(es): Eduardo, Rafael Luiz de Queiroz Telles
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Futebol - história
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 8-Nov-2018
Referência: EDUARDO, Rafael Luiz de Queiroz Telles. O desenvolvimento do futebol profissional no DF: driblando barreiras e facilitando o jogo. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento histórico do futebol profissional do Distrito Federal identificando os fatores inibidores e facilitadores relacionados a sua evolução, analisando também a sua atual situação. Existe uma preocupação em relação as dificuldades para a retomada de um processo de evolução do futebol candango. O método da pesquisa pautou-se na análise documental a respeito da história do futebol do DF e, principalmente, na realização de entrevistas em profundidade, nas quais os participantes são pessoas ligadas diretamente ao contexto do futebol no DF. Percebeu-se a predominância dos aspectos inibidores, tais como os fatores econômicos retratados pela falta de investimento do futebol profissional do DF, e os fatores institucionais inibidores em que a Federação de Futebol do Distrito Federal e a Confederação Brasileira de Futebol não fornecem melhores situações para os clubes, com casos de corrupção e a falta de um calendário que contribua para a profissionalização adequada do futebol da capital. Após a análise de conteúdo das entrevistas e documentos, concluiu-se que o futebol profissional da capital federal passa por uma crise no presente e poucos são os fatores que contribuem para uma melhora, um dos fatores que vem contribuindo, por exemplo, é a maior visibilidade fora do DF em vista do aspecto chamado fator jogador renomado, em que o futebol profissional do DF é mais exposto devido à presença de jogadores que se destacaram no futebol nacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons