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Título: A relevância da responsabilidade socioambiental no processo decisório de compra de artigos de vestuário
Autor(es): Almeida, Tiago Carvalho
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Moda
Responsabilidade social da empresa
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: ALMEIDA, Tiago Carvalho. A relevância da responsabilidade socioambiental no processo decisório de compra de artigos de vestuário. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Recentemente a indústria da moda vem sofrendo mudanças de comportamento, assim como o consumidor. Ambos vêm se tornando cada vez mais responsáveis e conscientes em relação ao seu papel na cadeia de consumo e fabricação de diversas industrias. O presente trabalho busca elucidar relevância de aspectos no ponto de vista do consumidor que o influenciam, propondo uma análise entre os hábitos de consumo do entrevistado e seu processo de decisão de compra de artigos de vestuário. A análise dos dados foi feita através do método multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C), que permite avaliar os dados qualitativos e transformá-los em quantitativos, fornecendo resultados que auxiliam os gestores da área na tomada de decisão e conscientização. Os resultados da pesquisa apontam que os consumidores se preocupam com fatores ambientais e sociais relacionados ao vestuário. De forma geral, todos os critérios da pesquisa obtiveram pontuação satisfatória, o que define de forma expressiva a relevância desses quesitos para dos respondentes.
Abstract: Recently the fashion industry has undergone behavioral changes, as well as the consumer. Both have become increasingly responsible and aware in relation to their role in the consumption and manufacturing chain of various industries. The present work seeks to elucidate the relevance of aspects that influence the point of view of the consumer, proposing an analysis between the consumption habits of the interviewee and his decision process to purchase clothing articles. Data analysis was performed using the multicriteria method of constructivist decision support (MCDA-C), which allows the qualitative data to be evaluated and transformed into quantitative data, providing results that help managers in decision making and awareness. The survey results indicate that consumers are concerned with environmental and social factors related to clothing. In general, all of the research criteria obtained a satisfactory score, which expressively defines the relevance of these questions to the respondents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018.
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