Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaMoreiraJusto_tcc.pdf281,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Brasil de Mário de Andrade : a (des)construção da identidade nacional brasileira em Macunaíma
Autor(es): Justo, Fernanda Moreira
Assunto: Identidade nacional
Modernismo (Literatura)
Literatura brasileira
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Nov-2018
Referência: JUSTO, Fernanda Moreira. O Brasil de Mário de Andrade: a (des)construção da identidade nacional brasileira em Macunaíma. [2017]. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O propósito deste trabalho é analisar aspectos da expressão da nacionalidade brasileira na obra Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (1928), de Mário de Andrade, a fim de evidenciar seu caráter de possível construção, consequente de um processo de desconstrução, de uma identidade nacional brasileira. A partir da escritura do autor, questiona-se as contradições do Brasil e ressalta-se sua diversidade e riqueza de culturas, fundadas em múltiplas matrizes, como forma de questionar a constituição do povo brasileiro.
Abstract: The purpose of this article is to analyse aspects of the brazilian nationality in the work Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (1928), of Mário de Andrade, in order to highlight its character of a possible construction, consequent of a process of desconstruction, of a brazilian national identity. The author's writing questions the contradictions of Brazil and accentuates its diversity and richness of cultures, formed by multiples matrices, as a way to question the formation of the brazilian people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons