Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2102
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_NataliaPeresKornijezuk_Parcial.pdf168,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A festa da igrejinha da 308 Sul : vivências, conflitos, representações
Autor(es): Kornijezuk, Natália Peres
Orientador(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto: Vida urbana
Igrejas urbanas
Festas religiosas
Representações sociais
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 25-Out-2011
Referência: KORNIJEZUK, Natália Peres. A festa da igrejinha da 308 Sul: vivências, conflitos, representações. 2010. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho se preocupa com a “representação urbana” enquanto relacionada com a definição socialmente construída do modo de vida urbano. Portanto, pretende estudar as relações sociais constituídas nesse espaço. O lócus escolhido para a pesquisa foi a Unidade de Vizinhança1 (UV) da superquadra 308 sul. Como ferramenta de campo, utiliza a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e sua festa para poder visualizar como se dá a socialização nesse espaço idealizado por Lucio Costa. Propondo um debate sobre o modelo modernista da Unidade de Vizinhança frente às realidades urbanas contemporâneas. A principal dificuldade que se encontra na análise de Brasília está, justamente, nessa identificação da cidade com planejamento urbano ou com o projeto original e oficial. O presente trabalho parte da seguinte questão norteadora: quem é a comunidade que está por trás da Festa de Nossa Senhora de Fátima, e quais são suas representações sobre Unidade de Vizinhança Modelo. Estando consciente da abrangência dessa questão, delimito o objeto de estudo pelo acompanhamento da festa e as manifestações sociais em torno das quadras que constituem a Unidade de Vizinhança Modelo, dando destaque para a dinâmica social configurada pela realização da Trezena Cultural de Nossa Senhora de Fátima. Propondo um debate sobre o modelo modernista da Unidade de Vizinhança frente as realidades urbanas contemporâneas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2010.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo disponível: Introdução.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons