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Título: Aborto previsto em lei : opinião e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem
Autor(es): Fontenele, Alessandra Lima
Orientador(es): Guilhem, Dirce Bellezi
Coorientador(es): Neves, Maria da Graça Camargo
Assunto: Aborto - legislação
Ética da enfermagem
Estudantes universitários - Enfermagem
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Nov-2018
Referência: FONTENELE, Alessandra Lima. Aborto previsto em lei: opinião e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os Programas de "Aborto Legal" são serviços multiprofissionais regulamentados pelo Ministério da Saúde para prática do aborto em mulheres cujas gestações se enquadram nos casos previstos no código penal e na jurisprudência. Essa temática pode suscitar questões éticas, morais e religiosas. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem indica a possibilidade de objeção de consciência e recusa de participação no procedimento, excetuando-se casos de urgência e emergência. A falta de abordagem seletiva da temática na graduação, a ausência de cursos e/ou debates que auxiliariam na formação dos acadêmicos, contribuem para atendimento precário e desqualificado às mulheres em situação de abortamento. Percebe-se a necessidade de ampliar estas discussões para além dos aspectos fisiológicos e legais do aborto, de forma a instruir os acadêmicos não apenas nas técnicas, mas também nas competências éticas do cuidado. OBJETIVO: Identificar as concepções e conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem sobre objeção de consciência e o aborto legal. METODOLOGIA: Estudo com delineamento quantiqualitativo. Participaram 44 acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública do DF, que se enquadravam nos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico, cujo TCLE compunha a página inicial do arquivo. RESULTADOS: Observou-se que as concepções religiosas e as moralidades socialmente construídas, mais do que o conhecimento científico adquirido, influenciam comportamentos e atitudes dos estudantes sobre esses temas. Constatou-se que a universidade e o curso de enfermagem não estão preparados para a abordagem desta temática. CONCLUSÕES: Percebeu-se que conhecer a opinião dos acadêmicos sobre eticidades subjacentes a temas sensíveis fornece evidências para a adoção de novas estratégias para a abordagem de situações de difícil mediação moral, promovendo debates e servindo como base para práticas de saúde humanizadas.
Abstract: INTRODUCTION: The "Legal Abortion" Programs are multi-professional services regulated by the Ministry of Health for the practice of abortion in women whose pregnancies fall under the provisions of the penal code and jurisprudence. This theme can lead ethical, moral and religious issues. The Code of Ethics of Nursing Professionals indicates the possibility of conscientious objection and refusal to participate in the procedure, except for cases of urgency and emergency. The lack of a selective approach to undergraduate courses, the absence of courses and / or debates that would aid in the training of academics, contribute to precarious and disqualified care for women in situations of abortion. That is why a need to expand these discussions beyond the physiological and legal aspects of abortion, to instruct academics not only in techniques but also in the ethical competencies of care. OBJECTIVE: To identify the conceptions and knowledge of nursing students about conscientious objection and legal abortion. METHODOLOGY: A study with a qualitative and quantitative design. Thirty-four nursing students from a public university in the Distrito Federal participated in the study, which fit the criteria for inclusion and exclusion of the research. The data were collected through an electronic questionnaire; the TCLE composed the initial page of the file. RESULTS: It was observed that religious conception and socially constructed morals are more influential in students' behaviors and attitudes, than acquired scientific knowledge about the themes during the undergraduate. It was verified that the university and the nursing course are not prepared to approach this theme. CONCLUSIONS: It was noticed that knowing students' opinions and knowledge about controversial and sensitive themes, provides evidence to create new strategies to approach situations of difficult moral mediation, promoting debates and serving as a basis for humanized health practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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