Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21091
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabelyVilanovaMedved_tcc.pdf278,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores relacionados a alterações de pele em idosos : estudo descritivo
Autor(es): Medved, Isabely Vilanova
Orientador(es): Faustino, Andréa Mathes
Assunto: Pele - ferimentos e lesões
Idosos - doenças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: MEDVED, Isabely Vilanova. Fatores relacionados a alterações de pele em idosos: estudo descritivo. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução: À medida que a pessoa envelhece, aumenta o risco de aparecer lesões no tegumento, visto que este se torna mais fino, frágil e ocorre redução na espessura subcutânea. O objetivo deste trabalho foi descrever as possíveis alterações de pele e os fatores relacionados por meio da análise de prontuários de idosos de um serviço especializado em Geriatria e Gerontologia. Métodos: Estudo descritivo, transversal com análise quantitativa, por meio da análise de prontuários de um Hospital Universitário. Resultados: A amostra foi composta por 34 prontuários de idosos, de maioria feminina e faixa etária mais prevalente entre 81 a 90 anos, 59% alfabetizada e 56% com renda entre 1 a 3 salários mínimos, em sua maioria o cuidador principal eram os filhos. O diagnóstico médico principal foi Demência de Alzheimer. Foi identificado que alguns idosos possuíam alterações na pele, sendo que alguns possuíam mais de uma alteração, a causa mais comum foi por atrito, micose, coçadura. Conclusão: Os resultados encontrados na pesquisa evidenciam que as informações coletadas nos prontuários eram de idosas mais velhas, viúvas e alfabetizadas com algum grau de dependência para o cuidado e com alterações na pele. Assim, ressalta-se a importância em orientar os cuidadores e profissionais acerca das medidas de prevenção de lesões de pele em idosos pode melhorar as condições da qualidade de vida e manutenção da integridade da pele.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons